Maciço da Catarina (Nova Friburgo)

Brazil / Rio de Janeiro / Nova Friburgo
 montanha, maciço

Seu ponto maior é 1591 metros de altitude. Recebeu este nome (Catarina), em homenagem a uma das embarcações a vela chamada Chaterine, que trouxe a cidade de Nova Friburgo os primeiros colonizadores Suíços, em 1819.
Não se tem um registro preciso de quando seu cume foi alcançado pela primeira vez mas existem historias que já no século 18 alguns colonos já haviam subido a montanha para se ter uma idéia do tamanho do vale do Morro Queimado como era chamado a cidade de Nova Friburgo na época em que ainda era distrito de Cantagalo. A pedra foi escalada pela primeira vez em 17/03/1991, por Carlos Roberto Campos " Béto" e Jocinei, que para época foi um feito grandioso vencer esta parede de granito com mais de 350 metros de extensão. A rota foi construída na parede frontal da montanha face leste e nomeada de Paraíso Artificial, devido a técnica usada para vencer algumas parte da rota que não era possível ser escalada em livre na época.
A pedra da Catarina mãe também guarda a maior escalada urbana de Nova Friburgo, com mais de 400 metros de extensão a via Upalala, foi iniciada nos anos 80 pelos escaladores Sérgio Jacub, Bruno Heringer, Fernando, Charles Moura e Erick Jublot. Que por motivo desconhecido foi abandonada e terminada em 1992, por Joel Novo e Leandro Baltazar. É sem duvida a rota mas difícil de toda a Catarina mãe e uma das escaladas mais exigentes de Nova Friburgo, contando com pouquíssimas repetições os escaladores podem levar de 5 a 6 horas de escalada.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°18'3"S   42°33'36"W
Este artigo foi modificado pela última vez 5 anos atrás