Silva Jardim

Brazil / Rio de Janeiro / Casimiro de Abreu /
 cidade, município, desenhar apenas borda

Município de Silva Jardim (Antiga Capivari)
Sua origem está ligada ao distrito de Nossa Senhora da Lapa de Capivari, criado em 12 de janeiro de 1755 e subordinado a Cabo Frio. Elevado à Vila de Nossa Senhora da Lapa de Capivari em 8 de maio de 1841 é desmembrado de Cabo Frio e Araruama e instalado em 1843. Essa é data oficial de aniversário. Em 3 de janeiro de 1890 foi elevado à cidade e sua denominação alterada para Município de Capivari. Finalmente, em 31 de dezembro de 1943 assume a sua denominação atual, Silva Jardim.

Silva Jardim está localizada bem próximo à rodovia BR-101, está a 35m acima do nível do mar. Em 2007 o IBGE estima a sua população em 21.362 habitantes. Seu nome é homenagem ao jornalista e político Antonio Silva Jardim e seu nome anterior é Capivari.

Faz divisa com os municípios de Casimiro de Abreu, Nova Friburgo, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu e Araruama.

Algumas localidades importantes situada dentro do município, todas próximas à Serra do Mar, seriam Quartéis ou Aldeia Velha, Bananeiras e Gaviões.

Vale destacar que uma parte do seu território encontra-se protegido pela Reserva Biológica Poço das Antas, unidade federal de conservação da natureza destinada ao projeto de preservação da Mata Atlântica e do mico leão dourado.

Outro local de interesse ecológico é a lagoa de Juturnaíba, situada no rio São João, que foi represada com a finalidade de abastecimento de água de Cabo Frio e outras cidades da Região dos Lagos fluminense.

A área desse município é de 938,336 km2

Economia
Atualmente a sua base econômica está centrada no setor primário, com ênfase na pecuária, apresentando pouca expressão no setor terciário (comércio e serviços), sendo que o turismo, mais precisamente o ecoturismo tem se mostrado uma atividade promissora, desenvolvendo-se mais na região da lagoa de Juturnaíba e na vila de Aldeia Velha, conhecida também pelo nome de Quartéis.

Turismo
O município apresenta grande potencial turístico natural ainda não explorado, como por exemplo a lagoa de Juturnaíba e rios com cachoeiras, permitindo o ecoturismo e o turismo de aventura.

Periódicos:
O seu primeiro jornal foi a "Gazeta de Capivary', de 1891, depois alguns outros se seguiram, tais como "O Recreio", "A Pérola", "O Capivary", "O Silva-jardinense" e, por fim, o atual e ainda existente "Jornal da Cidade".
A Paróquia de Nossa Senhora da Lapa, cuja Igreja Matriz está situada na atual cidade de Silva Jardim, ex Capivari, foi criada por provisão episcopal de 9 de outubro de 1801. Hoje conta com 14 Capelas, entre elas se destaca a Capela de Nossa Senhora da Conceição situada em Gaviões, a mais antiga bem caracterizada por sua construção, e a mais moderna: Capela de Santo Antônio em Imbaú, admirada por todos que a visitam pela sua bela construção.

Em 1801 originou-se a atual Paróquia da pequena Capela dedicada a Sant’ana, que Dona Maria Rodrigues, viúva de Manuel da Silveira Azevedo, pai, fez edificar em sua fazenda. Diz Monsenhor Pizarro em suas memórias históricas que: requerendo os moradores vizinhos da Lagoa de Juturnaiba , entre o Rio de São João e o de Capivari entre estes o de Bacaxá, que pela distância enorme de um ou dois dias de viagem e de jornada, sentiam os vivos gravíssimas falta dos sacramentos, e muito incômodo em procurá-los a Matriz da Sacra Família de Ipuca, de quem eram Paroquianos, e pela mesma causa se impossibilitavam de aos mortos os meios de serem conduzidos a sepultura, eclesiástica, por cujo motivo ficavam os cadáveres enterrados nas margens dos rios e em outros lugares igualmente profanos.

Portanto providências foram tomadas para que fosse criada uma Paróquia naquele território abundante de povo suficiente. A vista da súplica e das informações verídicas que procedem, deliberou o mesmo prelado criar em 9 de outubro de 1801 a nova freguesia sob o título de Nossa Senhora da Lapa, em conformidade dos desejos dos mesmos suplicantes dando-lhe por limites o terreno compreendido entre a serra e o rio Bacaxá que principia do rio Aldeia Velha para cima. Por este modo ficou dividida com a freguesia de Ipouca, pelo mesmo rio da Aldeia; com a de Cabo Frio pelo rio São João da freguesia de Iriruama (Atual Araruama).

A Matriz, cuja construção se iniciou logo depois da criação da Paróquia, foi em 1929 totalmente destruída, quando começaram o trabalho de construção de uma nova, que é a atual, somente concluída em 1943. É um templo de ótima estrutura, alicerce reforçado, paredes laterais de 80 cmts de largura e material de ótima qualidade. Em 1952, a Paróquia foi entregue aos Franciscanos conventuais que,

juntamente com a de São Vicente de Paulo e a de Araruama, a regeram mediante contrato entre a cúria Diocesana e a Província de Siracuso, nos Estados Unidos até 1997, e daí volta a pertencer a cúria Diocesana.

(Documentário extraído do arquivo da Mitra Arquidiocesana de Niterói)

www.silvajardim.rj.gov.br/
www.silvajardim.com/visite.php?viagem=cidade&turismo=rj
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°34'8"S   42°23'43"W

Comentários

  • O pessoal coloca São Vicente de Paula ("A") provavelmente confundindo com São Francisco de Paula (http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Paula) Veja na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vicente_de_paulo http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_de_S%C3%A3o_Vicente_de_Paulo
  • SOU DA FAMILIA DE MANOEL MONTEIRO EMARIA SALLES SENDO MEUS AVO´S PATERNO SOU FILHO DE ELVIRO MONTEIRO MEUS TIOS ARISTIDES MONTEIRO AILTON MONTEIRO FERNANDO MONTEIRO MARIA MONTEIRO E ELVIRA MONTEIRO GEMIA COM O MEU PAI ELVIRO MEUS AVO MANOEL MONTEIRO FALECEU NA USINA SANTA MARIA HOJE SANTO EDUARDO DISTRITO DE CAMPOS MEU NOME E OBED MONTEIRO
Este artigo foi modificado pela última vez 5 anos atrás