APA Rio Bonito (Nova Friburgo)

Brazil / Rio de Janeiro / Casimiro de Abreu / Nova Friburgo
 distrito, parque ou reserva natural
 Carregar uma foto

Área de Proteção Ambiental Municipal de Rio Bonito - NF
Decreto n 443, de 06 de setembro de 1996.

Considerando ser a região da Bacia do Rio Bonito possuidora de grande representatividade do Eco-sistema Atlântico, considerando restar apenas 16% do Eco-sistema Atlântico em todo o território nacional, estando somente metade em condições de serem preservados, considerando ser o Rio Bonito o principal afluente do Rio Macaé, formador de importante bacia hidrográfica, considerando ser tal região propicia ao desenvolvimento do turismo ecológico e de trabalhos e projetos técnico-científicos de vulto internacional, foi criado a Área de Proteção Ambiental do Rio Bonito, com objetivo de preservar parte representativa do Eco-sistema Atlântico.

A Área de Proteção Ambiental do Rio Bonito compreende aproximadamente a 6.000ha, situando-se sua área dentro do seguinte perímetro: coincidente com o ponto P-5 da Reserva Ecológica de Macaé de Cima seguindo em direção ao leste pela linha de cumeada da Serra do Rio Bonito passando por Serra das Paineiras, no encontro do Rio Bonito com o Córrego dos Patos e das Paineiras seguindo pela margem esquerda do Rio Bonito a uma distancia de 30 metros até encontrar o Rio Macaé, seguindo o Rio Macaé nas sua margem esquerda a uma distancia de 30 metros da mesma ate encontrar o riacho do Campo e seguir em direção sul, ate sua nascente vertente da divisa municipal com Silva Jardim seguindo daí em direção à oeste pela divisa municipal na Serra da Boa Vista até encontrar a Serra de Taquarucu, coincidente a Reserva Ecológica de Macaé de Cima. dai seguindo pela divisa com a dita reserva ate encontrar o ponto inicial e de fechamento deste perímetro.

Administração: Secretaria Municipal do Meio Ambiente

RIO BONITO DE LUMIAR

Rio Bonito é um dos mais aprazíveis povoados da zona rural de Nova Friburgo.

Localiza-se numa região de grande interesse ecológico cercado pela Mata Atlântica. Está situado na APA Estadual de Macaé de Cima, próximo a Lumiar, Toca da Onça e Galdinópolis, sendo, portanto, um refúgio da vida silvestre. O nome do local deve-se ao próprio rio Bonito, afluente do rio Macaé que se junta ao rio principal numa localidade à jusante conhecida como Encontro dos Rios.

A Secretaria Municipal de Agricultura e a Associação de Produtores de Rio Bonito realiza a Festa do Inhame, anualmente, no bairro.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°24'18"S   42°23'42"W
Este artigo foi modificado pela última vez 6 anos atrás