Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antonio Carlos Jobim (GIG - SBGL) (Rio de Janeiro)

Brazil / Rio de Janeiro / Duque de Caxias / Rio de Janeiro / Avenida 20 de Janeiro, s/nº
 aeroporto internacional  Adicionar categoria

Localizado na Ilha do Governador, o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - Galeão - Antonio Carlos Jobim (IATA: GIG, ICAO: SBGL) é o maior aeroporto da cidade do Rio de Janeiro.

Até o ano de 1985, foi o principal aeroporto internacional do Brasil, sendo superado a partir daí pelo Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos.

Inaugurado em 1952 como Aeroporto do Galeão, foi ampliado em 1977 para atender linhas internacionais (Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro). Maior complexo aeroportuário da época, com capacidade inicial para 6 milhões de passageiros/ano, o antigo Galeão passou a operar como Terminal de Cargas.
O Aeroporto Internacional, depois Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - Galeão - Antônio Carlos Jobim, atualmente consta com uma área de 17,88 km², dois Terminais de Passageiros, um Terminal de Cargas da INFRAERO (TECA), um Terminal da Empresa Brasileira de Correios e Telegrafos, um Terminal de Cargas da VARIG LOG e um Hangar Industrial da Varig Engenharia e Manutenção.

É a atual porta de entrada de todos os vôos internacionais e nacionais que servem o Rio de Janeiro, exceto vôos da ponte aérea e aqueles que partem de e para cidades do interior do estado. Seus dois terminais de passageiros (TPS1 e TPS2), com capacidade para 7 milhões e 8 milhões de passageiros, respectivamente, totalizando 171 balcões de check-in, operando 24 horas por dia.

Dispõe de 53 posições de estacionamento de aeronaves, sendo 23 com pontes de embarque. O aeroporto ainda é servido de um terminal de carga aérea, além de possuir a Base Aérea do Galeão situada em seu perímetro.

Como é um aeroporto misto (civil e militar), ainda conta com o chamado "Galeão Velho" para operações do Correio Aéreo Nacional (CAN) e para recepção e entrega de carga junto às empresas transportadoras de carga aérea, sem contar que as aeronaves militares, que pousam no Tom Jobim, têm como destino o pátio militar, localizado na Base Aérea do Galeão.

O Plano Diretor do aeroporto prevê a construção de mais dois terminais de passageiros (TPS3 e TPS4) além de uma nova pista, paralela à atual 10/28, porém em menor comprimento.

No dia 5 de janeiro de 1999, uma lei federal alterou a denominação do aeroporto, em homenagem ao músico e compositor Antonio Carlos Jobim, falecido em 1994.

Em 29 de agosto de 2004, foram transferidos todos os vôos, com exceção da Ponte-aérea Rio-São Paulo e vôos regionais, do Aeroporto Santos-Dumont para o Galeão, objetivando proporcionar maior conforto aos passageiros. O Santos-Dumont, com capacidade para 2 milhões de passageiros/ano, atendia a aproximadamente 5,3 milhões, sendo que o Galeão, possuindo uma capacidade de até 15 milhões, atendia a uma demanda de apenas 5 milhões de passageiros/ano.

No dia 3 de maio de 2007, a United Airlines divulgou o início de um vôo sem escalas entre a capital fluminense e Washington, previsto para o dia 29 de outubro de 2007, com duração até o dia 28 de março de 2008.

CEP: 21.941-570
Telefone: +55 (21) 3004-6050
Página oficial: riogaleao.com
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°48'42"S   43°14'19"W

Comentários

  • O nome oficial deste aeroporto é Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim. Esta informação pode ser confirmada na página oficial da Infraero e no Wikipedia (links acima).