Ilha do Sol (Rio de Janeiro)

Brazil / Rio de Janeiro / Sao Goncalo / Rio de Janeiro
 ilha, naturismo
 Carregar uma foto

A Ilha do Sol localiza-se no interior da baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

Originalmente conhecida como ilha de Tapuama de Dentro, tornou-se famosa em meados do século XX, por ser o local onde a dançarina Luz del Fuego implantou um clube de Naturismo, rebatizando a ilha com o seu atual nome.

[editar] O Clube Naturista Brasileiro
Em 1954, Luz del Fuego (nome artístico de Dora Vivacqua), que obtivera sucesso dançando sensualmente com uma serpente enrolada em seu corpo nu, fundou o Clube Naturista Brasileiro, estabelecendo a primeira área para a prática de Naturismo no país. Para esse fim, escolheu uma das ilhas interiores na baía de Guanabara, que rebatizou como Ilha do Sol.

Várias personalidades do cinema de Hollywood estiveram na ilha à época, como Errol Flynn, Lana Turner, Ava Gardner, Tyrone Power, Cesar Romero, Glenn Ford, Brigitte Bardot e Steve MacQueen. Porém, mesmo estrelas do porte de Jayne Mansfield foram barradas no pier por não quererem se despir.

A nudez total era obrigatória na Ilha do Sol. Ninguém, nem mesmo autoridades e personalidades, podia entrar na ilha sem deixar toda e qualquer peça de roupas ainda no píer.

À época, os bailes de Carnaval na ilha tornaram-se famosos, causando grande polêmica na imprensa e na sociedade conservadoras de então.

Em 1955 a Federação Internacional de Naturismo (INF-FNI) reconheceu oficialmente o surgimento do movimento naturista no Brasil, relacionando a Ilha do Sol e o Clube Naturista Brasileiro como um de seus afiliados.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°47'23"S   43°6'1"W
Este artigo foi modificado pela última vez 15 anos atrás