Laranjeiras (Rio de Janeiro)

Brazil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
 bairro, invisível

Laranjeiras é um bairro residencial da Zona Sul do Rio de Janeiro, de classe média e média-alta. Faz limite com os bairros de Santa Teresa, Cosme Velho, Catete, Flamengo e Botafogo. É uma das vizinhanças mais antigas da cidade, iniciada no século XVII, com a construção de chácaras no vale ao redor do Rio Carioca, que descia do Corcovado. Por isso, o bairro também foi anteriormente chamado de "Vale do Carioca".

Estão situados no bairro o Palácio Guanabara, sede do governo do estado, o Palácio Laranjeiras, o Parque Guinle e a sede do Fluminense Football Club.

Laranjeiras é conectada diretamente com o bairro do Cosme Velho.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°56'9"S   43°11'20"W

Comentários

  • Laranjeiras,este é o bairro que considero aristocrático, não só pela sua história, como foi e é onde moro, aproximadamente à 57 anos; jamais até o término da minha existência pretenderia morar em outro lugar, que não este. Desde minha pouca idade por aqui transito, tendo morado alguns anos na Rua Belizário Távora e já agora e hà muitos anos na Rua General Glicério, talvez senão a melhor, uma das melhores ruas para se morar do bairro. Assisti ao levantamento de muitos e muitos prédios, embora e, já hà longo tempo, a maior parte do bairro era constituido de casas residenciais. Hoje ainda é apesar dos espigões, um bairro cobiçado, para se morar, pela sua grandeza; nele, fica o Palácio do Governo do Estado, Campo do Fluminense, a estação do caminho de ferro do Corcovado, melhor dizendo Cristo Redentor. Pelo que sei pessoas da aristocracia carioca por aqui habitaram, bem assim, ainda hoje. Aqui fica meu testemunho de dedicação e afeto ao bairro de Laranjeiras, - o meu, o seu, o nosso bairro!!!. Rio 27/07/2001. Sou o morador Licinio Lopes de Resende, carioca por adoção e com muito prazer!!!
  • Para os que apreciam, visitas a antigas Igrejas no Cosme Velho, próximo a estação para embarque ao acesso do Cristo Redentor, temos a Igreja de S. Judas Tadeu. De volta as Laranjeiras as Casas Casadas reformadas.
  • o saudades laranjeiras nunca vou esqueçer
  • Iris,tudo o quanto menciona,tem seu fundo de verdade, não há a menor duvida; contudo o assunto e eu menciono o <caso das casas casadas>, foi feito um investimento de certo vulto,contudo no meu entender, não tem havido dinamismo,para dar incentivo a visitas,que poderia tornar-se num pequeno polo de referencia ,quiçá de atração turistica, criando para tal atrações as mais diversas, contudo a direção atual não tem tido a devida criatividade, para atingir tal objetivo, o que considero lamentavel
  • Suenia,para quem aqui vive, sem duvida jamais dará para esquecer. Como resido neste bairro,precisamente no chamado<Jardim Laranjeiras> à mais de 60 anos, conheci diversas modificações , transformadas casas residenciais em edificios de luxo consideravel e assiduamente procurados não só para compra, quanto locação.Haja visto que seus preços para fins de locação,não são muito convidativos, devido ao seu alto preço; contudo tornou-se dificil conseguir uma locação livre em virtude da grande procura em virtude do privilegio oferecido e seu local estratégico, dotado de toda uma estrutura completa, abrangendo todos os meios de comércio e restaurantes apraziveis e de alojamento hoteleiro.
Este artigo foi modificado pela última vez 7 anos atrás