Curva do Calombo (Rio de Janeiro) | cabo, área / lugar perigoso

Brazil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / Avenida Epitácio Pessoa
 cabo, área / lugar perigoso

Antiga Ponta do Pires.
Composta por duas curvas fechadas da avenida Epitácio Pessoa, provocou muitos acidentes por imprudência dos motoristas. Atualmente a velocidade é controlada por fiscalização eletrônica.
Na Lagoa Rodrigo de Freitas.
A antiga Ponta do Pires, onde é hoje a curva do Calombo, na Lagoa Rodrigo de Freitas. A construção da Curva do Calombo, no início do século XX, assim como outras obras antigas no Rio de Janeiro, foi feita utilizando-se um sistema de vagonetes sobre trilhos, algo que hoje é feito por caminhões. Ela foi aberta com o desmanche de uma superficie rochosa, cujas pedras foram utilizadas para o aterro de parte da Lagoa Rodrigo de Freitas. O nome é em função da ondulação do terreno.

No local, devido a curva acentuada da pista, já houveram inúmeros acidentes automobilísticos, o mais conhecido é o filho mais velho de Gilberto Gil, Pedro Gil. Em 25 de janeiro de 1990, aos dezenove anos de idade, ele sofreu um acidente de carro e ficou em estado de coma. Pedro era baterista do grupo de rock carioca Egotrip, considerado um extraordinário instrumentista. Ao voltar de São Paulo para o Rio de Janeiro, acabou dormindo ao volante e perdeu o controle do automóvel. O carro bateu em uma árvore na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Curva do Calombo, e capotou diversas vezes. Foi resgatado e levado para o Hospital Beneficência Portuguesa, com uma fratura no crânio e traumatismo crânio-encefálico. Em 2 de fevereiro, depois de oito dias internado na Unidade de Tratamento Intensivo em coma profundo, o jovem instrumentista faleceu.

Fonte: "ANTIGA PONTA DO PIRES, CURVA DO CALOMBO TEM ALTO HISTÓRICO DE ACIDENTES", site Bafafá (11 de Novembro de 2021) isponivel em bafafa.com.br/turismo/historias-do-rio/antiga-ponta-do-...
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°58'22"S   43°12'23"W
Este artigo foi modificado pela última vez 2 anos atrás