Rio Bonito

Brazil / Rio de Janeiro / Rio Bonito /
 cidade, município, desenhar apenas borda

Cidade do estado do Rio de Janeiro, localizada na microrregião de Baixadas Litorâneas. Fica a 40m de altitude e em 2007 o IBGE estima a sua população em 51.942 habitantes.

História
Conta a história que o “batismo” da localidade com nome de Rio Bonito se deveu ao fato dos “Sete Capitães”, ao se dirigirem a Macaé, ficarem impressionados com um belo riacho que atravessava região. Porém, as informações sobre o povoamento de Rio Bonito datam da segunda metade do século XVIII.

Em 1755, o sargento-mor Gregório Pereira Pinto, ou Gregório Pinto da Fonseca, mandou construir em sua fazenda, posteriormente chamada “Bernarda”, uma capela em homenagem à Madre de Deus”, figurando como um dos primeiros colonos da região. O entorno do templo religioso não tardou a ser habitado por pessoas. Em 1768, o pequeno povoado era elevado à categoria de freguesia, sob a denominação de Nossa Senhora da Conceição do Rio d`Ouro. Mais tarde, a sede da freguesia foi transferida de local, passando a ser conhecida por Nossa Senhora da Conceição do Rio Bonito. Arruinado o templo, outro foi construído a cerca de uma légua do primeiro, mantido sob a proteção da mesma padroeira, passando a freguesia a ser conhecida como “Nossa Senhora da Conceição do Rio Bonito”.

Após certo período de participação no ciclo de cana-de-açúcar, a economia local foi envolvida pela expansão do café, que passou a ocupar as melhores terras da região, tornando-se em pouco tempo uma de suas maiores fontes de riqueza. O progresso apresentado pela freguesia induziu governo, em 1846, a criar o município de Nossa Senhora da Conceição do Rio Bonito, cuja emancipação deu-se com o advento da Lei provincial n° 381, de 7 de maio daquele ano, e a instalação em 1° de outubro, cujas terras foram desmembrada dos municípios de Saquarema e Capivari (atual Silva Jardim), sendo elevada à categoria de vila.

A autonomia administrativa e a escolha de Rio Bonito como terminal de um ramal da Companhia de Ferro-Carril Niteroiense fizeram localidade o verdadeiro entreposto da produção e do comércio da região. O desenvolvimento da vila motivou sua elevação à categoria de cidade em 1890.

Devido à topografia acidentada, foram ocupadas, inicialmente, as áreas planas existentes entre a BR-101 e a Serra do Sambê. As áreas urbanizadas e com maior adensamento estendem-se, principalmente, ao longo e nas adjacências do Rio Bonito e na Estrada de Ferro Leopoldina, com ocupação de encostas na região noroeste da cidade.


Ecoturismo em Rio Bonito

Serra do Sambê - O ponto mais alto de Rio Bonito com 1.100 metros acima do nível do mar. Diversos mananciais formando as mais belas cachoeiras, como a Lavras, dos Bagres e Braçanã. O clima varia de acordo com a vegetação, formada por árvores florestais, remanescentes da Mata Atlântica. A temperatura pode chegar a 4º no pico mais alto.

Cachoeira dos Bagres - É uma cachoeira com 12 metros de largura e 20 metros de queda. São cinco quedas de água fria (10º) e muito cristalina. Toda a paisagem é formada pela flora e fauna original da Mata Atlântica de Rio Bonito.

Cachoeira Tomascar - pequena cachoeira com quatro m de queda para seis de largura. Ela é boa para o banho, pois possui piscinas e duchas naturais com águas muito claras e de 15º. Somente através de trilha se chega ali.

Cachoeira Braçanã - Através de uma trilha, é possível chegar nas piscinas naturais da pequena cachoeira de Braçanã. Apenas uma queda de 3 metros de altura por 10 metros de largura com água de 10º. Fica na Estrada Municipal de Basílio.

Parque da Caixa d'água - Diversas trilhas dentro da flora originam da Mata Atlântica. No caminho pode-se ver todo o tipo de flor, répteis, mamíferos e pássaros vivendo e ignorando a presença de turistas. Observadores da natureza acham o local um paraíso. Depois de tanto andar, nada como se refrescar em fontes e cachoeiras.

Antigamente o abastecimento de água de Rio Bonito vinha do Parque, mas agora vem da Sambê. O Parque é um dos atrativos mais conhecidos de Rio Bonito. Os dias de chuva também reservam atrações. Existe uma rocha grande no Parque qe se assemelha com um índio.

Fonte Pietro Antônia Violante - Conhecida como Biquinha da Bela Vista, possui uma nascente d'água de ótima qualidade que serve a cidade há dez anos. Toda a paisagem é formada pelo complexo urbano de Boa Vista. É um ponto histórico muito importante de Rio Bonito.

Atrativos Culturais de Rio Bonito

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição - Foi a primeira capela a ser construída em Rio Bonito. Tem a arquitetura reta e elegante do estilo Barroco, com suas torres sineiras. A influencia do Classissismo a deixou desprovida de maiores ornamentações. No interior, diversas pinturas em alto relevo, oriundas do estilo Barroco.

Centro Cultural B. Lopes - Todo o segmento da sociedade pode ter acesso. Fundada em 1996, faz com que toda a comunidade tanto tenha acesso como participe das manifestações culturais de Rio Bonito. A intenção foi juntar num lugar a cultura da cidade, tendo lá um pequeno museu e uma biblioteca.

Casa da Cultura Hélio Nogueira - Criada em 1992, compreende o acervo documental, artístico e cultural de Rio Bonito. Foi criada para ser um ponto de encontro de historiadores, estudiosos, professores, alunos, artistas e qualquer outra pessoa que queira discutir sobre a cultura e historia. Todo o acervo faz parte do Patrimônio Municipal.

Artesanato - Espalhados por Rio Bonito estão os artesãos que conseguem fazer arte com palha, papel e qualquer outro material. Essa atividade está na cidade há muitos anos e ainda pode contar suas histórias enquanto faz cestas, tricô, bordados, tecelagem.

Complexo Agrícola Anísio Antunes Figueiredo Filho - Onde toda a atividade rural de Rio Bonito acontece, como exposições agrícolas, rodeios, show, competições leiteiras, etc.
Turismo - As sesmarias que colonizaram Maricá passaram por ali ficaram encantados com a beleza de um riacho, que logo batizou a cidade de Rio Bonito, no século XVI. Os primeiros registros de colonização de Rio Bonito datam a partir da segunda metade do século XVIII.

Em 1755 o sargento-Mor Gregório Pinto mandou construir em sua fazendo, chamada Bernarda, uma capela em nome de Madre de Deus. Isso fez com que diversas casinhas surgissem em volta da fazenda e logo em 1768 o entorno religioso subiu a Freguesia de N.S. da Conceição do Rio D'Ouro. Um pouco depois, a freguesia mudou de lugar e recebeu o nome de N.S. da Conceição de Rio Bonito.

A primeira igreja foi arruinada e uma nova foi construída, mantendo a padroeira e recebendo o novo nome da freguesia. Logo a cana-de-açúcar invadiu o Brasil e a freguesia, seguido de perto pelo café. A cultura desses produtos tomou conta das melhores terras do local e fez com que Rio Bonito crescesse e enriquecesse bastante.

Esse crescimento foi tão grande que o governo decidiu instalar, em 1846, o município de N.S. da Conceição de Rio Bonito. As terras foram desmembradas de Saquarema e Capivari, sendo elevada, então, a categoria de Vila.

A vila logo ficou independente, principalmente porque foi escolhida como terminal de um ramal da Companhia de Ferro Carril Niteroiense. Todo esse desenvolvimento motivou a elevação da vila para cidade.

oradical.uol.com.br/conteudo/rio_bonito.asp
www.cederj.edu.br/atlas/rio_bonito.htm
www.ferias.tur.br/informacoes/7039/rio-bonito-rj.html
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°44'13"S   42°35'37"W
Este artigo foi modificado pela última vez 6 anos atrás