Gragoatá (Niterói) | bairro

Brazil / Rio de Janeiro / Niteryi / Niterói
 bairro, invisível
 Carregar uma foto

Gragoatá é um dos menores bairros de Niterói, localizado na Zona Sul do município. Teve grande importância estratégica no período colonial e hoje é predominantemente residencial. Seu nome vem de uma planta chamada Gravatá, que já foi abundante no local.

O bairro é banhado pelas águas da Baía de Guanabara e faz limite com São Domingos e Boa Viagem. Sua localização é privilegiada, pois está próximo do Centro e do Rio de Janeiro, além de ter fácil acesso ao demais bairros da Zona Sul niteroiense.

A história do bairro de Gragoatá está intimamente ligada ao forte de mesmo nome. A construção encontra-se em perfeito estado de conservação e faz fronteira com o bairro da Boa Viagem, mas não está aberta para visitas. O Forte do Gragoatá foi fundamental na proteção do litroal fluminense contra os ataques franceses e Tamoios e mais tarde, no final do século XIX, teve participação fundamental durante a Revolta da Armada (1893).

O morro que era ligado ao forte foi cortado e a praia do Fumo (hoje praia do Gragoatá) foi quase totalmente aterrada, mudando totalmente a paisagem bucólica do lugar. No aterro está localizado o Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF). O bairro possui poucas casas, muitas delas antigas. O comércio é quase nulo e funcionam apenas alguns bares, uma boate e uma quadra de tênis indoor.

Gragoatá abrigou no passado um grande número de estrangeiros que influenciaram na fundação do Grupo de Regatas Gragoatá (1895), para a prática do remo. Nos anos 70 do século XX, foi construído o Hotel Praia Grande que hoje funciona como apart hotel.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°54'11"S   43°8'0"W
Este artigo foi modificado pela última vez 29 dias atrás