Assentamento Rural Paes Leme (Miguel Pereira)

Brazil / Rio de Janeiro / Japeri / Miguel Pereira
 agricultura, assentamento

A Fazenda Paes Leme é um próprio do Estado do Rio de Janeiro, dividida em 68 lotes, destinada ao Programa Nacional de Reforma Agrária e implantação da Agricultura Familiar e, se localiza entre os quilômetros 13 e 19,5 daRJ 125, que liga a Rodovia Presidente Dutra a Miguel Pereira e Paty do Alferes. O Assentamento Rural Paes Leme foi criado pelo Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ); comunidade assentada em 68 lotes, inserida no contexto da zona rural do Município de Miguel Pereira, estando próxima ao limite municipal com Japeri. (Não confundir a Localidade de Paes Leme, com a Fazenda Paes Leme, ambas situadas no Distrito de Conrado, no Município de Miguel Pereira-RJ)
O assentamento Paes Leme foi o fruto de lutas ocorridas no estado do Rio de Janeiro, no período do primeiro governo de Leonel Brizola (1983-1987), em um momento em que a questão agrária se redefinia no país apresentando novos contornos. Foi instituído em 1988 pelo movimento da reforma agrária, reconhecido pelo INCRA em 30 de setembro de 1998, é formado pelo conjunto de produtores rurais familiares e foi instituída a partir das terras remanescentes de duas outras fazendas na área onde está situada: a Fazenda Pedras Azuis e a Fazenda Marimbas, conforme consta nos Decretos 16.276 de 01 de fevereiro de 1991, alterado pelo Decreto 16.394 de 05 de março de 1991 e 16.277 de 01 de fevereiro de 1991, que declararam as terras descritas acima de utilidade para fins de desapropriação destinada à instalação de um projeto de fazenda experimental do Estado, cuja tramitação se deu em função do Processo Administrativo E-28/3296/90.
Atualmente a comunidade rural resiste ao processo de urbanização que parte da área urbana de Japeri, caracterizado por diversos fatores onde a apropriação da posse da terras pela especulação imobiliária.

Fonte: "CONSTRUINDO A TERRA PROMETIDA: DA TERRA DE (AGRO) NEGÓCIO À TERRA DE TRABALHO: A NOVA FACE DA QUESTÃO AGRÁRIA E A LUTA PELA REFORMA AGRÁRIA EM UM ACAMPAMENTO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO", dissertação de mestrado em Ciências Sociais de LAILA FABÍOLA TEODOZIO PESSÔA COELHO para a UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO institucional.ufrrj.br/portalcpda/files/2018/08/2009.di...

Fonte: "LEVANTAMENTO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO DE NOVA IGUAÇU,JAPERI, QUEIMADOS, MESQUITA E BELFORD ROXO" , de JOSÉ MAURICIO DA SILVA . PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUEOLOGIA da UFRJ webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:YTa74EpCX...
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°36'44"S   43°38'20"W
Este artigo foi modificado pela última vez 4 anos atrás