Gleba Finch (Rio de Janeiro)

Brazil / Rio de Janeiro / Nilypolis / Rio de Janeiro
 Carregar uma foto

As terras de amplos areais, pertenciam ao Banco de Crédito Móvel, que as loteou em duas glebas. Joseph Weslley Finch, americano, adquiriu uma delas na década de 1920, promovendo visitas ao local, que atrairam muitos paulistas na compra de seus terrenos, ocupando os da orla para casas de veraneio. Daí originou-se o nome Recreio dos Bandeirantes. Ruas foram abertas na maior parte do bairro, mas a Gleba Finch teve ocupação desordenada, com vias inacabadas ou interrompidas, com nomenclatura de 5w, 8w, etc. A Estrada do Pontal é o principal acesso. No entorno ocorreu favelização. Recentemente novos condomínios e resorts estão sendo construídos nessa gleba.
No dia 11 de fevereiro de 1953, foi criado o Projeto de Urbanização do Recreio dos Bandeirantes (PA 6028), de José Otacílio Saboya Ribeiro. A região foi registrada como Jardim Recreio dos Bandeirantes e no dia 23 de julho de 1981, o Decreto nº 3.158 denominou e delimitou o bairro.

Fonte: "Recreio dos Bandeirantes ajuda a contar os 450 anos do Rio" site Utilitá. disponível em: utilitaonline.com.br/novidades/recreio-dos-bandeirantes...
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   23°1'43"S   43°28'42"W
Este artigo foi modificado pela última vez 28 dias atrás