Farol da Ilha Rasa

Brazil / Rio de Janeiro / Ilha Rasa
 farol, foghorn (en)

Origem: Wikipédia.
O Farol da Ilha Rasa é uma farol do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Está localizado na Ilha Rasa a cerca de dez quilômetros da barra da baía da Guanabara.

Trata-se de uma torre cilíndrica no cimo de uma torre quadrangular de três andares, com lanterna e galeria e 26 metros de altura. Tudo em alvenaria branca, com cunhais em cantaria de pedra aparente.

Tem em funcionamento, uma das duas únicas lentes meso-radiantes de Fresnel da casa Barbier & Bernard (BBT), que se conhece terem sido fabricadas. A outra encontra-se no Farol de Abrolhos, no estado da Bahia.

Emite dois relâmpagos brancos e um vermelho a cada quinze segundos com um alcance de 51 milhas náuticas para a cor branca e de 45 milhas náuticas para a cor vermelha. É conjuntamente com o Farol da Ilha de Abrolhos, o farol marítimo mais potente do mundo, só sendo ultrapassado em alcance, pelo farol aéreo de Tetuan (aeroporto de Sania Ranel) em Marrocos, com 54 milhas náuticas de alcance.

A história do Farol começa no século XIX. Devido aos riscos oferecidos aos navegantes na entrada da Baía de Guanabara, Dom João VI autorizou a sua construção em 1812, iniciada sete anos depois, e concluída em 1829. Se encontra a 110 metros da altitude.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   23°3'49"S   43°8'45"W
Este artigo foi modificado pela última vez 5 anos atrás