Vivo (Rio de Janeiro)

Brazil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / Avenida Ayrton Senna
 edifício de escritórios  Adicionar categoria

Criar a percepção e a sensação de um caleidoscópio, cujas visões modificam-se conforme seu movimento e a incidência de luminosidade. Vem desta premissa lúdica o conceito que norteou o projeto do prédio da Vivo no Rio de Janeiro erguido no bairro que vem se tornando um dos mais importantes centros comerciais da capital carioca: a Barra da Tijuca.

Concluída ano passado, a mais nova sede da empresa segue a linguagem adotada anteriormente no prédio da Vivo São Paulo, construído em 2003. Ou seja, uma arquitetura cinética que se modifica e, ao mesmo tempo, altera o seu entorno conforme a passagem das horas do dia. Recurso obtido graças ao uso do aço inox como revestimento das fachadas.

A sede da Vivo Rio de Janeiro é divida em dois blocos. Ao todo, são 20 mil metros quadrados de área construída - divididos em térreo e dois pavimentos.

O aço inox reveste toda estrutura, de concreto, em duas versões de acabamento: escovado plano e polido semicircular encurvado. Os acabamentos diferentes permitiram que a incidência de luz nas fachadas tanto modificassem as cores dos prédios quanto, uma vez refletida, sugerisse variações de luz nas áreas circundantes.

Uma arquitetura que comunica, por fim, o conceito principal da empresa: transformação, adaptação e tecnologia. E motivo pelo qual a mesma linguagem utilizada no projeto da Vivo em São Paulo agora reaparece na sua versão carioca. "Uma vez que são efeitos que passam a idéia de movimento", diz o arquiteto Sérgio Fischer, que coordenou o projeto no escritório Edo Rocha Espaços Corporativos, em São Paulo.

Resistente à corrosão

Dois tipos de aço da Acesita são utilizados na obra, de acordo com a versão de acabamento definida no projeto. O aço 444 aparece nos painéis planos com acabamento lixado, enquanto os painéis curvos utilizam o aço 316, por necessitar de acabamento polido.

O aço 444 é o mais recomendado para áreas litorâneas por apresentar excelente resistência à corrosão. Vale dizer que este tipo de inox também surge como alternativa mais econômica aos inoxidáveis que utilizam níquel em sua composição, como o 304.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°59'29"S   43°21'50"W
Este artigo foi modificado pela última vez 13 anos atrás