Palácio do Itamaraty (Rio de Janeiro)

Brazil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / Avenida Marechal Floriano, 196
 palácio, museu, prédio histórico

O Palácio do Itamaraty é uma edificação situada no estado do Rio de Janeiro. Foi construído em meados do século XIX, entre 1851 e 1854 , para moradia de Francisco José da Rocha, conde do Itamarati, filho do primeiro barão do Itamarati. Foi o oitavo prédio tombado no Brasil, em 1938.

Foi sede do governo republicano de 1889 a 1898 e sede do Ministério das Relações Exteriores (MRE) de 1899 a 1970. A relação estabelecida entre a diplomacia brasileira e o antigo edifício que ocuparam por sete décadas fez com que o termo Itamaraty se tornasse cognome oficial do referido ministério.

A família dos barões de Itamarati atribuía a planta do palácio a dois arquitetos franceses anônimos, mas a obra consta oficialmente como sendo de José Maria Jacinto Rebelo, discípulo de Grandjean de Montigny, que teria sido chamado quando surgiu a necessidade de solucionar a fachada.

Construído em estilo neoclássico, com um jardim interno onde há uma ala de palmeiras imperiais, o palácio, hoje Escritório de Representação do MRE na antiga capital brasileira, reúne um grande acervo, em especial no Museu Histórico e Diplomático, no Arquivo Histórico e na Mapoteca. O prédio também abriga o Escritório de Informações da ONU no Brasil.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°54'8"S   43°11'17"W
Este artigo foi modificado pela última vez 7 meses atrás