Gardênia Azul (Rio de Janeiro)

Brazil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
 bairro, favela, aglomerados subnormais, invasão

portalgeo.rio.rj.gov.br/bairroscariocas/index_bairro.ht...

Gardênia Azul é um bairro de classe baixa da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. O bairro está localizado nas terras do antigo Engenho D’Água de Jacarepaguá, fundado pelo filho do Barão da Taquara, o médico e vereador Francisco Pinto da Fonseca.

Dados do bairro
Área Territorial (2003): 123,63 ha
Total da População (2000): 19.268
Total de Domicílios (2000): 5.527
Faz parte da XVI Região Administrativa (R.A.) - Jacarepaguá - do município do Rio de Janeiro, da qual também fazem parte:

Anil
Curicica
Freguesia
Jacarepaguá
Pechincha
Praça Seca
Tanque
Taquara
Vila Valqueire

História
No início da década de 1950, José Padilha Coimbra era grande proprietário de terras na região do Anil entre as estradas do Engenho D’Água e do Capão (atual Avenida Tenente-Coronel Muniz de Aragão).O domicílio do Padilha era onde hoje é o Condomínio Aldeia. A residência era cinematográfica cercada de jardim em que predominavam gardênias e vitórias-régias. Por isso, a mansão serviu de cenário para muitos filmes. Em 1953, Padilha loteou as suas terras, dando nomes das plantas ornamentais que gostava aos loteamentos: Vitória-Régia (junto à Estrada Engenho D’Água) e Gardênia Azul (no final da Estrada do Capão). Na década de 1960, foi implantado o loteamento, com acesso pelas estradas do Capão (atual Av. Tenente Coronel Muniz de Aragão) e do Engenho D’Água. O atual núcleo do bairro foi criado na gestão do governador Negrão de Lima, voltado para a estrada do Capão.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°57'47"S   43°21'1"W

Comentários

Este artigo foi modificado pela última vez 10 anos atrás