Parque Natural Municipal da Taquara (Duque de Caxias)

Brazil / Rio de Janeiro / Petrypolis / Duque de Caxias
 parque ou reserva natural, invisível

O Parque Natural Municipal da Taquara (PNMT) é uma unidade de Mata Atlântica preservada. No seu interior encontramos as cachoeiras Das Dores (Rio Taquara) e Véu de Noiva. O parque reúne muitos lagos, córregos e corredores ecológicos. Em suas florestas, encontramos uma grande diversidade de flora e fauna, com espécies nativas de árvores e flores de raríssima beleza, além de centenas de tipos de animais silvestres.

A lei 1.157, de 11 de dezembro de 1992, tornou oficial o Parque Municipal Natural da Taquara. Com uma área de 19.4159 hectares, ele foi implantado na antiga fazenda da Taquara, no 3º distrito

Localizado no meio da Serra dos Órgãos, mais precisamente entre a Apa Petrópolis e a Reserva do Tinguá, o Parque da Taquara chega a receber até 4 mil pessoas por mês, durante o verão. São moradores do município, da Baixada Fluminense e de cidades vizinhas, que visitam o local para admirar suas quedas d’água e belezas naturais. O local é protegido 24 horas por agentes da Guarda Florestal.
Mico-leão-dourado

O mico-leão-dourado, que era considerado extinto no local, foi avistado por especialistas, em 2006. Isso representa uma das raras e boas descobertas das últimas décadas. A Baixada Fluminense faz parte da distribuição geográfica original do mico-leão-dourado, mas atualmente a espécie só é encontrada em número significativo, na reserva de Poço das Antas, em Silva Jardim, município que fica a cerca de 130 km de Duque de Caxias.

O visitante do Parque da Taquara também encontra no local um bromeliário com diversas espécies da planta, além de aves (tié sangue, sabiá e sanhaço) e mamíferos (quati, preguiça, tatu e muitos macacos). Atualmente, o parque desenvolve o projeto de Guarda Florestal Mirim com a rede municipal de educação e Secretaria de Meio Ambiente e120 crianças fazem o curso de educação ambiental.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°35'28"S   43°14'5"W
Este artigo foi modificado pela última vez 8 anos atrás