Spartaco Banal (Petrópolis)

Brazil / Rio de Janeiro / Petrypolis / Petrópolis
 Carregar uma foto

Conhecida localidade do bairro do Itamarati, Petrópolis (RJ).

A Rua Professor Spartaco Banal homenageia o escritor espírita Spartaco Banal que faleceu em 1958, em Petrópolis. Nascido em Bolsena, província de Roma, Itália, em 22 de fevereiro de 1883. Spartaco Banal (Bolsena - província de Roma, Itália 22 de fevereiro de 1883 - Petrópolis (RJ), 14 de agosto de 1958) foi um escritor espírita brasileiro.
Emigrante italiano, foi destacado colaborador do movimento espírita no Brasil. Dedicou-se ao ofício de alfaiate por cerca de 14 anos. Também exerceu o magistério lecionando em vários colégios particulares e oficiais.
Integrou do Grupo Espírita Francisco de Paula, no distrito de Cascatinha, em Petrópolis, estado do Rio de Janeiro.
Entre suas obras destaca-se As Sessões Práticas do Espiritismo da Federação Espírita Brasileira. Como jornalista, fundou com Amadeu Guimarães, o "Jornal do Itamaraty", na cidade de Petrópolis, em 17 de novembro de 1928. Casou-se na cidade do Rio de Janeiro com Umbelina Carneiro de Mendonça, em dezembro de 1941.

Seu pai, o imigrante italiano Francesco Banal, se radicalizou em Petrópolis e trabalhou como entalhador dos altares da Igreja de Sant'Ana e São Joaquim (Matriz de Cascatinha), elaborada no estilo Goffiné. Ele saiu de Roma aos 38 anos, já casado com Anunzziata Catalucci. Teve três filhos; além de Spartaco, teve Humberto e Victório.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°29'9"S   43°9'15"W
Este artigo foi modificado pela última vez 2 anos atrás