Praia da Fazenda

Brazil / Rio de Janeiro / Parati /

Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar - Instituto Florestal
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   23°21'46"S   44°51'8"W

Comentários

  • É uma praia de areia compacta e mar calmo, com 3,5 Km de extensão. Em seu lado esquerdo fica um rico manguezal em biodiversidade e a barra dos rios Fazenda e Picinguaba. Logo em seguida, a Praia das Bicas. O acesso é feito por via secundária que parte da rodovia a aproximadamente 36,4 km ao norte da cidade de Ubatuba, e na entrada do acesso há uma placa indicativa que lá se encontra a Sede Administrativa do Núcleo Picinguaba, Parque Estadual da Serra do Mar, uma área de 47.000 ha protegidos que representam aproximadamente 80% do município de Ubatuba. Patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO, este é o único ponto do litoral paulista onde são protegidos os ecossistemas costeiros, tais como praias, mangues, costões rochosos e mata de restinga. No lado direito o acesso para trilha da praia Brava da Almada há um camping. No centro de visitantes exposições da Sede, informações e ponto de partida para diversas trilhas com a presença de monitores ambientais: trilha de bote pelo Mangue, trilha do Picadão da Barra, trilha da Brava da Almada, trilha do Jatobá. No sertão da Fazenda fica a Casa da Farinha e o acesso para trilha do Jatobá. A praia é muito procurada como cenário de filmes e mini-séries como os já realizados e famosos “Hans Stadem”, “Desmundo”, “A Muralha”, “A Casa das Sete Mulheres”, “Ilha do Castelo Rá Tim Bum” entre outros. Estrutura Por estar localizada em área de proteção ambiental, não existe no local nenhum tipo de comércio. Para passar o dia nesta praia é recomendável levar lanches, bebidas, repelente de insetos, etc. Não há hospedagens no local, e o acampamento só é permitido no único camping local. Há estacionamento com duchas para os visitantes, na Sede do Núcleo, a poucos metros da entrada da praia. Atrações A Praia da Fazenda é uma praia praticamente intocada, quase sempre com baixa frequência de público. Apresenta um visual magnífico da natureza, e do exuberante encontro da Mata Atlântica com o Mar. Estar lá, por si só, já é um contato ímpar com a natureza. E além da sede do Núcleo Picinguaba, é muito interessante à visita à Casa da Farinha. Esta se situa do lado oposto da estrada uns pouco à frente da entrada para a praia.
  • Conheci esta praia em 1977, em uma viagem pela entao "nova" estrada Rio-Santos. Praia linda e limpa, na epoca entrava-se no mar e podia-se andar centenas de metros mar adentro e a agua nao chegava a cintura. Praia rasa, bem calma, linda, deliciosa. Bom saber que continua quase do mesmo jeito em 2009.
  • Precisam monitorar com mais seriedade o local. Penso que deve retornar a limitação de pessoas na praia, que é a mais limpa de Sao Paulo
  • Estive em janeiro/2010 nesta praia. Dizem que antigamente era necessário uma autorização especial para entrar na praia, que faz parte de uma reserva. Entrei sem documento algum e tinha uma quantidade de lixo considerável para uma praia como ela. Uma pena
  • Este neste paraíso em 1998 e amei!!! É como estar no céu. Água limpa, mar calmo... apenas o som do mar e dos pássaros.
Este artigo foi modificado pela última vez 6 anos atrás