Cemitério São João Batista (Rio de Janeiro)

Brazil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / Rua General Polidoro, s/nº

Cemitério São João Batista é um cemitério municipal da cidade do Rio de Janeiro e localiza-se no bairro de Botafogo.

Criado a partir do Decreto nº 482, de 16 de outubro de 1851, que autorizou a Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro a administrar os cemitérios da cidade, foi oficialmente inaugurado em 4 de dezembro de 1852, no dia que foi enterrada uma menina com menos de quatro anos, de nome Rosaura, filha de Cândido Maria da Silva sendo que desta data até 30 de junho de 1855, foram feitos 412 sepultamentos.

O cemitério ocupa uma vasta área, tendo de frente pela rua General Polidoro, 333,5 metros, estendendo-se desde daquela frente, até as vertentes do Morro São João Batista, tendo na parte plana a superfície de 183.123 metros quadrados. Por dentro do terreno passa canalizado o Rio Berquó.

O chão inicial deste cemitério, a antiga Chácara Berquó, foi comprado em 2 de agosto de 1852, a Francisco da Cruz Maia. Posteriormente outras propriedades foram sucessivamentes adquiridas e reunidas para formar a atual área.

O projeto da portaria monumental e dos gradis da parte frontal são de autoria do engenheiro Bettencourt Silva.

É um dos mais ornamentados cemitérios brasileiros, com centenas de ricas capelas e artísticas sepulturas. No centro há uma capela dedicada a São João Batista. Possui uma quadra reservada para enterro das Irmãs de Caridade de São Vicente de Paulo, como forma de gratidão da Santa Casa de Misericórdia, com as freiras que assistiam os enfermos e asilados da instituição.

Rua General Polidoro s/nº - Botafogo
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°57'33"S   43°11'17"W

Comentários

  • Cemitério de grande importância cultural para a cidade.deveria ser tombado e cuidado pela prefeitura e serveria até como atração turistica,pelos numeros de pessoas famosas sepultados neste cemitério!
  • bom eu gostei por que foi a ia que meu pai foi enterrado
Este artigo foi modificado pela última vez 12 anos atrás