Hangar do Zeppelin (Rio de Janeiro)

Brazil / Rio de Janeiro / Itaguai / Rio de Janeiro / Rua do Império
 hangar, marco histórico

O chamado Hangar do Zeppelin localiza-se nas dependências da Base Aérea de Santa Cruz, unidade da Força Aérea Brasileira, no bairro de Santa Cruz na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.
Atualmente é um dos últimos hangares mais bem conservados para dirigíveis existentes no mundo. O prédio possui 274 metros de comprimento, 58 metros de altura e 58 metros de largura. O portão principal, em duas folhas, pesa 80 toneladas. A abertura é feita com motores ou manualmente. No topo, a 61 metros, fica a torre de comando.
Trata-se de um hangar, edificação de grandes dimensões destinada a abrigar os dirigíveis alemães conhecidos como zeppelin. A companhia alemã Luftschiffbau-Zeppelin a construir o hangar e o presidente Getúlio Vargas inaugurou a estrutura em 26 de dezembro de 1936. Os alemães ainda eram os proprietários do imóvel quando a Segunda Guerra Mundial eclodiu. Em 1941, depois que o Brasil declarou guerra ao governo nazista alemão, um grupo militar, liderado por um cabo, tomou o aeroporto, em seguida, transformado em base militar.
É tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e poderá ser reconhecido por lei (PL 422/2009 da Câmara de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro) como uma das eleitas sete maravilhas do histórico bairro de Santa Cruz, por real interesse turístico e sociocultural da cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: oglobo.globo.com/rio/hangar-do-zeppelin-faz-80-anos-em-...
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°55'40"S   43°42'48"W
Este artigo foi modificado pela última vez 8 anos atrás