Histórica Fazenda Itaitindiba (São Gonçalo)

Brazil / Rio de Janeiro / Itaborai / São Gonçalo / Estrada Laura Faria, 2.199
 local histórico, turismo rural

Localizada em Santa Isabel, município de São Gonçalo. É a fazenda mais bem preservada do município e pioneira em inseminação artificial de gado bovino do Estado, possui uma igreja construída por escravos e reconhecida pelo próprio Vaticano e uma fazenda que foi um dos locais preferidos da família imperial. O nome do lugar é de língua indígena, significa "pedra branca".
Telefone: (21) 3606-4339 / (21) 3712-7834

A Fazenda de Itaitindiba originou-se da sesmaria doada a um padre jesuíta em 1687. No terreno encontra-se a Capela de São José, construída por escravos no fim do século XVII e reconhecida pelo Vaticano em 1780. Tanto a casa sede, datada do final do século XVII, quanto a capela passaram por diversas reformas de conservação.

Em escavações, foram encontradas máquinas do antigo Engenho de Farinha que havia no local e que hoje adornam a varanda da casa. O forno da farinha e o local onde se amassava a mandioca também ficam expostos na fazenda. Em tupi-guarani, Itaitindiba significa lugar de muitas pedras brancas. O local também é cenário de lendas e ditos locais.

Fonte: saogoncaloturismo.com.br/project/fazenda-itaitindiba/
Video documentário: tvwin.com.br/programas/documentando/itaitindiba-uma-mar...
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°51'20"S   42°55'3"W
Este artigo foi modificado pela última vez 4 anos atrás