Bar Copinha (Bar do Inter de Porto Alegre) (Rio de Janeiro)

Brazil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / Rua Bolivar, 105
 ponto de referência, bar / botequim, clube esportivo

Bolívar com Leopoldo Miguez, a esquina mais Colorada do RJ ❤️🇦🇹⚽
Reduto da torcida colorada, do Internacional-RS no Rio de Janeiro, quando o clube de futebol gaúcho joga na cidade. Considerada oficialmente a embaixada do Sport Club Internacional, no Rio de Janeiro.

Instagram: www.instagram.com/coloradosnorj/

Desde 2008, o Bar Copinha recebe torcedores colorados para acompanhar os jogos do Inter. Apesar de ter como cores predominantes o vermelho e branco (cores do clube gaúcho), é possível ver resquícios de cor azul que foram pintados na calçada ou na soleira de suas portas, tal fato tem origem na provocação de torcedores do Grêmio, clube rival que possui o azul como uma de suas cores tradicionais, que lá foram de madrugada quando o estabelecimento estava fechado e picharam com tal cor o lugar.

No bar, também, existem diversas referências a "23:53" — horário exato em que o Inter se sagrou campeão de sua primeira Libertadores, em 2006, contra o São Paulo. O bar também virou filme. Em 2015, foi lançado o documentário “Copinha, um sentimento”, com produção de Fábio Erdos, Carlos Guilherme Vogel e Marcelo Engster.

O curioso é que o bar é mais antigo e antecede a sua identificação clubística com o Inter, que surgiu a partir da necessidade vista por um grupo de amigos gaúchos colorados. O dono do bar (Sr. Domingos Fernandes Ribeiro, falecido em 2018) era torcedor do clube carioca Vasco da Gama, todavia era vizinho de uma banca de jornal que era propriedade de um torcedor do clube Internacional que sugeriu ao bar transmitir os jogos do Inter pois eles não tinham um local exclusivo na cidade que os transmitisse tais partidas; tal necessidade é em razão do fato que os torcedores eram expulsos dos outros bares por desagradarem os outros torcedores de outros times. Rapidamente o movimento no bar cresceu e a parceria que iniciou em 2008 permanece até os dias atuais.

Fonte: "Como um bar de um vascaíno virou principal reduto colorado no Rio e ganhou até filme", site Trivela, por Nícolas Wagner (26/09/2023) disponível em: trivela.com.br/america-do-sul/libertadores/internaciona...
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°58'33"S   43°11'28"W
Este artigo foi modificado pela última vez 9 meses atrás