Usina Central de Tratamento de Lixo - UCTL (Sol Nascente/Pôr do Sol)

Brazil / Goias / Aguas Lindas de Goias / Sol Nascente/Pôr do Sol / Usina Central de Tratamento de Lixo - UCTL, Área Especial
 empresa serviço de limpeza, depósito de lixo
 Carregar uma foto

Localizado em Ceilândia, Distrito Federal.

A Usina Central de Tratamento de Lixo - UCTL situada às margens da via P5 no Setor P Sul, junto à Usina de Incineração de Lixo Especial - UILE e o Museu da Limpeza Urbana, criado pela Associação dos Catadores de Lixo, ocupando uma área de aproximadamente 880.000 m2, entre os córregos do Valo e Grotão e o rio Melchior.

Localiza-se no Imóvel Guariroba, desmembrado do município de Luziânia e incorporado ao Distrito Federal, na área para a Destinação Sanitária do Lixo de Brasília, designada pelo Decreto nº 8.522, de 14 de março de 1985, que homologou a Decisão nº 13/85 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal, que diz em seu Art. 1º:

“Fica homologada a Decisão n.º 13/85 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal que definiu a criação de duas áreas, sendo uma para Destinação Sanitária do Lixo de Brasília e a outra destinada ao Tratamento de Esgotos Sanitários para a Região Administrativa de Taguatinga - RA III, consubstanciadas na planta do SICAD de número 149”.

Os serviços operacionais da usina, que englobam a triagem, a reciclagem e a compostagem do lixo proveniente de parte do DF, têm por objetivos principais:

• Melhorar as condições de tratamento e disposição dos resíduos sólidos;
• Diminuir a quantidade de resíduos a serem aterrados;
• Gerar empregos através da criação de uma cooperativa de catadores.
• Representar uma economia de energia por meio da redução do desperdício;
• Diminuir a poluição do ar e das águas;
• Preservar os recursos naturais;

O processo de triagem é realizado por catadores cooperados, que separam os resíduos secos do orgânico, por meio de peneiras que separam materiais de diferentes tamanhos ou granulometria, e por correias com eletroímã que selecionam os materiais metálicos.

A usina utiliza o processo de reciclagem de lixo, ou seja, papel, papelão, plásticos, vidros, latas e alumínio são selecionados para serem reutilizados como matéria prima na manufatura de bens, feitos anteriormente com matéria-prima virgem.
Em 1988, ocorreu a desativação do higienizador, ocasionando a substituição do processo de compostagem em meio confinado pelo processo a céu aberto, conhecido também por método windrow.

A compostagem é um processo biológico aeróbico e controlado de transformação de resíduos orgânicos em resíduos estabilizados, com propriedades e características completamente diferentes do material que lhe deu origem. É normalmente realizada em pátios nos quais o material é disposto em montes de forma cônica, conhecidos como pilhas ou leiras de compostagem, gerando a partir da grande massa do lixo urbano, um composto orgânico com características padronizadas de imensa valia à agricultura no Cerrado, por serem seus solos pobres em nutrientes minerais e deficientes em matéria orgânica. Uma parte desse composto orgânico é vendida e a outra é doada.
O processo de tratamento (TRIGA) é de tecnologia francesa. Tem capacidade nominal de tratamento de 600t/dia, porém está processando na faixa de 200 a 250t/dia.

Processo de licenciamento
O Órgão Ambiental licenciador é a antiga Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH.
O responsável pelo requerimento da licença ambiental é o SLU.
Processo N°191.000.884/92: Usina de Reciclagem e Compostagem de Lixo, localizada em área contígua à Usina de Incineração de Lixo Especial - P Sul - Ceilândia – DF.

Titularidade da propriedade
A área localiza-se no imóvel GUARIROBA, desmembrado do município de Luziânia - GO e incorporado ao território do Distrito Federal, em Terras Desapropriadas e parte em Terras Desapropriadas em Comum, conforme Carta de Sentença passada a favor da COMPANHIA IMOBILIÁRIA DE BRASÍLLA – TERRACAP.

Instalações e equipamentos do Serviço de Operações da Usina Central de Tratamento de Lixo - SOUCTL
Durante a gestão da empresa Enterpa Ambiental, QUALIX, foram reformadas, adaptadas e melhoradas as instalações, com relação aos aspectos de infraestrutura, construção civil, redes elétricas e equipamentos mecânicos.
Toda a área da usina é cercada com mourões de concreto e arame farpado.
O abastecimento de água é feito pela CAESB e é armazenado num castelo com capacidade para cerca de 5.000 litros. O hidrômetro é comum ao SOUCTL.
O fornecimento de energia elétrica é feito pela CEB, através de uma rede primária de 13,8 kV, que é rebaixada dentro da Usina para 380 V trifásico.

A partir de 2001, o SOUCTL sofreu modificações, adaptações e ampliações. Nesse sentido, pôde-se observar que as instalações de apoio existentes foram relocadas e ampliadas de modo a atender às necessidades e objetivos da Usina.
Foram realizadas reformas, adaptações e melhorias nos seguintes itens:
• Escritórios/Administração;
• Balança Rodoviária;
• Portaria;
• Balança;
• Oficina mecânica;
• Refeitório;
• Sanitário/ Vestiário;
• Acessos;
• Enlonamento dos caminhões;
• Pavimentos;
• Abastecimento de água e combustível - foi construída uma nova caixa d’água para alimentação da Usina e uma cobertura para a bomba de abastecimento de combustível;
• Sistema de proteção contra incêndios - instalados hidrantes e extintores de água e gás carbônico.

Capacidade Operacional
A UCTL é responsável pelo tratamento do lixo domiciliar proveniente de Ceilândia, Taguatinga, Samambaia e Gama, atendendo cerca de 850.000 habitantes. Atualmente, realiza o tratamento de cerca 600 toneladas por dia, operando em 2 turnos. Por solicitação do SLU, a UCTL pode operar em três turnos, elevando sua capacidade para 800 ton/dia.
Hoje, todo o rejeito deste sistema de tratamento é destinado ao Aterro Controlado do Jóquei, que está com sua capacidade esgotada, sendo necessário o licenciamento de um novo local para disposição desses rejeitos.
Estudos técnicos, econômicos e financeiros indicaram serem estas as melhores opções para o tratamento e a destinação final do lixo local, dentro das condições urbanas e mercadológicas, características de Brasília.

Telefone: (61) 3322-3775
CEP: 72.235-800
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   15°50'44"S   48°8'6"W

Comentários

  • Texto Cópia do EIA RIMA elaborado pela PROGEA. Mantém a data errada de desativação dos Biodigestores, citando o ano de 1988, quando o certo ocorreu no ano de 1998.
Este artigo foi modificado pela última vez 10 anos atrás