Igreja Presbiteriana da Tijuca (Rio de Janeiro)

Brazil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / Rua Alzira Brandão
 presbyterianism  Add category
 Upload a photo

Localizada em um dos bairros mais tradicionais da cidade do Rio de Janeiro, a Igreja Presbiteriana da Tijuca tem sido um instrumento de Deus para levar alívio e conforto à população.

As origens da Igreja remontam à década de 1950 ao tempo da administração do Rev. Amantino Adorno Vassão a frente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil-IPB. Naquela época a IPB adquiriu um casarão antigo construído sobre um terreno de 10m. X 60m., na Rua Alzira Brandão, 135, na Tijuca que deveria servir de sede para a Comissão Executiva do Supremo Concílio da IPB e sede do Jornal Brasil Presbiteriano, que, na ocasião chamava-se “O Puritano”.

Com a mudança da Capital da República para Brasília e a substituição do Presidente do Supremo Concílio, a administração da IPB foi deslocada do Rio de Janeiro e o imóvel da Tijuca foi parcialmente desativado.

Por iniciativa de um grupo de membros da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, foi iniciado, em 1953, um trabalho de evangelização na Tijuca. O grupo, liderado pelos irmãos Paulo Ganzarolli de Almeida e sua esposa Maria de Lourdes, Dr. Targino Antonio de Souza, Presb. Áttila Correia da Silva, Hotylis Luso Ferreira e Talita Costa, começou a fazer reuniões de Escola Dominical, às 14h, em uma sala do pavimento inferior da casa.

Outros irmãos residentes no bairro passaram a freqüentar as reuniões e somaram esforços na implantação do Ponto de Pregação. A freqüência foi aumentando e o grupo pioneiro passou a orar a Deus pedindo um pastor. Na tarde de Natal de 1962, o Rev. Zaqueu Ribeiro – que, ao lado do Rev. Amantino, era um dos pastores da Igreja Presbiteriana do Rio – apareceu de surpresa no Ponto de Pregação da Tijuca. Participou da reunião e assumiu definitivamente o trabalho.

Deus ouviu e atendeu a oração do seu povo. Muitas famílias passaram a freqüentar a Congregação. Foram feitas sucessivas campanhas e a propriedade foi comprada da IPB em 1965.

Em 21 de maio de 1967, uma Comissão Especial do Presbitério do Rio de Janeiro, sob a presidência do Rev. Elias Medeiros, formalizou a organização da Igreja Presbiteriana da Tijuca com um rol de 120 membros fundadores.

Desde a sua organização a Igreja teve quatro pastores efetivos: Rev. Zaqueu Ribeiro, que pastoreou a Igreja de 1967 até a sua emerência em 1988.

Rev. Carlos Alberto Chaves Fernandes, que pastoreou a Igreja de 1988 até 1999, quando assumiu o pastorado da Igreja Presbiteriana de Copacabana.

Rev. Miguel Marques Rodrigues, que pastoreou a Igreja em 2000, acumulando o pastorado com a Igreja Presbiteriana de Botafogo e liderando o processo de escolha e eleição do novo pastor.

Rev. Eurípedes da Conceição, que assumiu o pastorado efetivo da Igreja em 2001 e cumpriu um mandato de dois anos, tendo sido sucessivamente reeleito e reinstalado em janeiro de 2003 para um período de cinco anos e em janeiro de 2008 para um período de quatro anos, já sendo este o seu terceiro mandato.
Nearby cities:
Coordinates:   22°55'24"S   43°13'29"W
This article was last modified 4 years ago