Fazenda Monte Alegre (histórica) (Paty do Alferes)

Brazil / Rio de Janeiro / Paty do Alferes / Avenida Cesar Lates,, s/nº
 fazenda, local histórico

Localizada às margens da rodovia RJ-125, no trecho entre Paty do Alferes e Miguel Pereira, via esta que recebe a denominação local de "Avenida Cesar Lates", estando quase no limite destes dois municípios.
A histórica Fazenda Monte Alegre tem como época de construção o século XIX e o auge do cultivo de café na região. Seu mais importante e ilustre morador foi Francisco Peixoto de Lacerda Werneck, o Barão de Paty do Alferes, que nela residia em 1855 e onde veio a falecer em 1861; sua filha, a Viscondessa de Arcozelo também foi proprietária desta fazenda. A Monte Alegre chegou a abrigar 200 escravos, por volta de 1859.
Já no século XX, durante determinado período, uma empresa que a transformou em hotel e cassino. A edificação sofreu um grande incêndio na década de 1970. Ao longo dos anos 1980 iniciou-se uma série de intervenções com o objetivo de restaurar e recuperar a casa em seu aspecto formal. Os atuais jardins foram implantados pelos paisagistas José Tabacow e Cíntia Chamas e abrigam o "Parque de Esculturas Lúcia Miguel Pereira"; onde entre 25.07.2010 - 22.08.2010 houve uma exposição coletiva de ARTES VISUAIS intitulada "In Natura", com Artistas participantes: Aglaia, Eduardo Mariz, Frank Ostrower, Gabriel Fonseca, Leila Bergallo, Lygia Bomfim, Marcio Zardo, Miriam Pech, Sônia Távora e Sueli Araujo. (ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: enciclopedia.itaucultural.org.br/evento555640/in-natura... )

Fonte: www.institutocidadeviva.org.br/inventarios/sistema/wp-c...
www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u519...
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°26'31"S   43°26'33"W
Este artigo foi modificado pela última vez 3 anos atrás