Parque Moscoso Vitória (Vitória)

Brazil / Espirito Santo / Vityria / Vitória
 Carregar uma foto

Com 24.142 m², o mais tradicional e antigo de todos os parques, inaugurado em 1912, é uma homenagem ao presidente da província Henrique Moscoso. Localizado no centro da cidade, o Parque Moscoso possui atrações variadas como lago com várias espécies de peixes, duas ilhas cortadas por pontes e alamedas, espaço para caminhadas e árvores típicas da Mata Atlântica.

Segundo relata Elmo Elton em seu “Logradouros Antigos de Vitória”, o parque, ainda sem muros, mais lembrava uma grande praça ou um grande jardim. O espaço foi prontamente cercado por elegantes casas da elite de Vitória. Por suas alamedas, entre seus lagos e à sombra de suas majestosas árvores, desfilava a fina flor da sociedade vitoriense.

A concha, uma das poucas construções desse tipo no Brasil, é patrimônio tombado pelo Conselho Estadual de Cultura

Em 1940, o espaço foi completamente reformado pelo então prefeito Américo Poli Monjardim, que dotou o local de um novo sistema de iluminação. Nos anos 50, o parque ganhou uma concha acústica e uma escolinha infantil. A concha, uma das poucas construções desse tipo no Brasil, é patrimônio tombado pelo Conselho Estadual de Cultura.

Já na década de 70, veio o muro, para livrar, o mais possível, o parque dos medos de um cotidiano já intranquilo e do perigo da velocidade do tráfego intenso na região. Graças à sua beleza e à sua importância como espaço de lazer, cultura e educação ambiental, o Parque Moscoso, que nasceu artificial, plantado que foi sobre aterro de manguezal, conquistou a originalidade, parecendo ter sempre estado ali.

Página oficial: www.parquemoscoso.com.br
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   20°19'9"S   40°20'31"W
Este artigo foi modificado pela última vez 12 anos atrás