Parque Nacional do Caparaó (Ibitirama)

Brazil / Espirito Santo / Irupi / Ibitirama
 parque nacional  Adicionar categoria

O Parque Nacional do Caparaó foi criado em 24 de maio de 1961 pelo decreto federal nº 50.646, assinado então pelo presidente Jânio Quadros. Abriga o terceiro pico mais alto do país, o Pico da Bandeira. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).O Parque possui 26.000 hectares de área.

O parque está localizado na divisa entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais.


Site Oficial: www4.icmbio.gov.br/parna_caparao/
Dados da unidade: www.ibama.gov.br/siucweb/mostraUc.php?seqUc=6
+ info: expedicaoparquesnacionais.com.br/brasil/diario-de-bordo...
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   20°27'31"S   41°47'7"W

Comentários

  • O Parque do Caparaó é um lugar muito bom para poder visitar. Fui la duas vezes, muito bom, tem muita cachoeira bonita, muita mata, flores e passarinhos!! La de cima do PICO DA BANDEIRA é fica mais bonito ainda!! As duas vezes que eu fui, foi para ver o nascer do sol! Nao tem coisa mais bonita!!! Quem quiser conhecer, vá mesmo!! VALE A PENA!!
  • Um dos locais mais bonitos que conheci, foi uma aventura fantástica, fui para ver o sol nascer. Existe dois caminhos um por MG e outro por ES, no meu caso fui por ES onde não é tão turístico porém mais desafiador. Pretendo ir novamente mas dessa ver por MG, e para ver o sol se pôr. O pessoal costuma ir no mês de julho.
  • Sempre sonhei ir ao pico da bandeira, desde menino. Porem sempre deixei p/ depois, estava sempre cuidando de assuntos considerados prioritarios, trabalho (dos outros) e familia. Agora ja estou c/ quase 60 c/ duas cirurgias no coracao, sobretudo vivendo em Massachussets, dai tornando isso, agora quase impossivel. Aconselho; quem quiser ir; que va agora! Sofonias Oliveira - Framingham MA
  • Geologia da Serra do Caparaó O Parque Nacional do Caparaó está situado na região leste do Estado de Minas Gerais, divisa com o Estado do Espírito Santo. A região configura uma cadeia de montanhas que se eleva, de forma abrupta até cerca de 2800 metros acerca do nível do mar, formando um Maciço, o Maciço do Caparaó. Do ponto de vista geológico, o Maciço do Caparaó integra uma extensa cadeia de dobramentos (denominada Faixa de dobramentos Ribeira), desenvolvida na região sudeste do Brasil durante o denominado Ciclo Brasiliano (cerca de 630-550 milhões de anos atrás). Dados geoquímicos, contudo, mostram que as rochas que formam o maciço do Caparaó são mais antigas ainda (tendo sido formadas há cerca de 2 bilhões e cem milhões de anos atrás), sendo, portanto apenas retrabalhadas pelo ciclo Brasiliano. Este ciclo representou um período de intensa atividade geológica (magmatismo e formação de montanhas) numa extensa área geográfica que hoje integra grande parte do território brasileiro. O conjunto rochoso do qual faz parte o Maciço do Caparaó se distribui na direção norte-sul, envolvendo rochas metamórficas de médio a alto grau. Predominam gnaisses, migmatitos, especialmente com biotita e granada, além de charnockitos de composição intermediária a básica, sejam maciços ou bandados. As rochas que afloram nos limites do parque são gnaisses e charnockitos foliados compostos por quartzo-plagioclásio-ortopiroxênio e granada. A foliação destas rochas desenha uma grande dobra antiformal, cuja charneira cai para o norte. O flanco oeste deste extenso antiforme está verticalizado a invertido, podendo ser observado no Vale Verde, nos domínios do parque. A zona perianticlinal (ou o nariz da dobra) está exposta ao longo da BR 262, imediatamente a leste da cidade de Pequiá. A estrutura dobrada está limitada por grandes falhas ou descontinuidades geológicas, que limitam o maciço tanto a leste e oeste. http://www.clubedosaventureiros.com/ca/index.php?option=content&task=view&id=22
Este artigo foi modificado pela última vez 9 anos atrás