Estádio Nilton Santos (Engenhão) (Rio de Janeiro)

Brazil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / Rua José dos Reis, 425
 estádio de futebol, primeira divisão (futebol)

O Estádio Olímpico Nilton Santos, antes denominado Estádio Olímpico João Havelange e popularmente conhecido como Engenhão, é um estádio poliesportivo localizado no antigo terreno da Rede Ferroviária Federal, no bairro do Engenho de Dentro, na cidade do Rio de Janeiro e é a casa do Botafogo de Futebol e Regatas. O estádio foi inaugurado em 30 de junho de 2007.

A partir de 2015, a pedido do Botafogo, gestor do estádio, o nome fantasia do local foi alterado para Estádio Nilton Santos. A homologação do pedido feito pelo Botafogo no final de janeiro de 2015 aconteceu por meio de despacho publicado na edição de 10 de fevereiro de 2015 no Diário Oficial do Município. No texto, o prefeito Eduardo Paes afirmou ser "uma justa homenagem ao atleta e ídolo Nilton Santos".

O estádio foi arrendado pelo Botafogo F.R., que manda seus jogos de futebol no local e faz a administração e exploração comercial de suas dependências. É considerado o estádio mais moderno da América Latina. Há um projeto de ampliação da capacidade do estádio para 60 mil espectadores.

O Engenhão fica em um quadrilátero formado pelas Ruas Arquias Cordeiro nº 1.100, Rua Doutor Padilha, Rua das Oficinas e da Rua José dos Reis nº 425 (entrada principal) no bairro do Engenho de Dentro, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.

Inauguração: 30/06/2007
Capacidade: 45.000 pessoas
Dimensão do Campo: 105 x 68 m
Administração: Botafogo de Futebol e Regatas

Saiba mais: www.botafogo.com.br/estadioniltonsantos
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°53'35"S   43°17'32"W

Comentários

  • BEM-VINDO FOGÃO Que o Botafogo e os botafoguenses como eu, não pensem só na vaidade, no lucro e no dinheiro, transforme este estádio em uma obra social também. Lembrem dos pequenos e dos velhos, dos necessitados, sem nada e sem esperança, que podem ser cuidados com ajuda de um time de futebol como o Botafogo. O Engenhão é muito grande, precisa ser mais que um estádio de jogos e de shows, que seja exemplo para outros times, outros esportes outras empresas e para o governo. O cidadão brasileiro e carioca de qualquer time saberá dar o apoio necessário a qualquer pedido de ajuda e colaboração. A estrela nunca será solitária. Que novos tempos e novas maneiras de amar a um time de futebol torne se hoje para o botafoguense sua nova postura. No coração do Botafogo, do torcedor e do cidadão do Rio de Janeiro reine a caridade e vontade de trabalhar em favor de outro ser humano, com muito carinho muito orgulho e muito amor. Leonardo
  • Mal localizado, poderia ter sido construído na Barra!
  • Estádio Olímpico Nilton Santos - Casa do BOTAFOGO
Este artigo foi modificado pela última vez 6 anos atrás