Aterro Sanitário Morro do Céu (Niterói)

Brazil / Rio de Janeiro / Sao Goncalo / Niterói
 aterro sanitário  Adicionar categoria
 Carregar uma foto

Desde 1983, o destino final do lixo coletado em Niterói é o Aterro do Morro do Céu, no bairro do Caramujo. Lá, os resíduos são espalhados, compactados e, finalmente, recobertos com uma camada de saibro. Por dia, chegam ao Aterro em média 470 toneladas de detritos.

Só em 1995, foram despejados no Morro do Céu 209.887 toneladas (99.183 de lixo domiciliar; 45.435 de lixo de varrição de praia e 65.269 de outros detritos).
Com 200 mil metros quadrados, o Aterro está a sete quilômetros do Centro da cidade, com distância média de 12 quilômetros dos Distritos de Limpeza, ficando a menos de 20 quilômetros da área mais remota da cidade.
É considerado, portanto,economicamente adequado à finalidade à qual se destina. As fortes declividades do terreno original auxiliam no confinamento dos resíduos.
Está previsto que o Morro do Céu deverá receber uma usina de reciclagem, trituração e compostagem natural de resíduos sólidos domiciliares, incineração de lixo hospitalar e investimentos para a recuperação do Aterro e projeto específico para o lixo orgânico e rejeitos da Usina.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°53'29"S   43°4'19"W

Comentários

  • Pessoal a realidade do morro do céu não esta sendo relatada neste documentário aqui registrado, pois o lixão já avançou mas do que poderia e a permanência dele e prejudicial para os da região. Não afeta a área mais nobres de Niterói como Icaraí, ou piratininga pois o mal cheiro a miséria, as casas invadidas pelas moscas a poluição, a ma administração do lixão e principalmente o tráfico de drogas não conseguem chegar lá com a mesma proporção que se tem no (morro do céu) por que também como vai chegar essas informações lá se o nosso prefeito atual (JORGE ROBERTO SILVEIRA) os oculta das pessoas que nem sabem que exista morro do céu? DEIXO AQUI A MINHA INDIGNAÇÃO REFERENTE AO MORRO DO CÉU E PEÇO QUE VOCÊ SE MANIFESTE E PROCURE SABER DA REALIDADE AQUI REVELADA PARA SER SOLUCIONADA OK!
  • Conforme o artigo acima , cita-se a distância de 20km da área mais próxima como considerado economicamente adequado a instalação de um aterro sanitário em Niterói.O que faltou complementar na informação e não interessa esclarecer à sociedade, por motivos óbvios, foram os prejuízos ambientais decorrentes dá gestão pública na administração desse lixão.Não ousaria usar a referência: Aterro Sanitário, pois seria um afronta aos aterros sustentavelmente corretos. Aquele modelo que, a quase 30 anos tentaram iludir a população local, como um aterro sanitário padrão, onde o lixo seria devidamente reciclado,com usinas de reciclagem funcionando, com trituração, compostagem, incineração, etc... Nada se concretizou e a sociedade ainda acredita que este aterro funciona normalmente, dentro dos padrões ambientais adequados. Nossa esperança, para que outros lixões idênticos a este não funcionem mais, está num MP combativo. Lembrem-se do deslizamento do Morro do Bumba( abril/2010). Não acreditemos em promessas, nem em tudo o que é publicado, beneficiando prefeituras.Vamos refletir e escutar as populações atingidas por este descaso ambiental. Muito se perdeu com está má administração, que perpetua-se de gestão em gestão, sem solução para o problema do lixo doméstico.Cada prefeito que assume esse passivo ambiental, não consegue reverter esse quadro calamitoso. Falta política de gestão ambiental em Niterói.Educação ambiental para a população e conscientização de cada um para a reciclagem.Nações desenvolvidas reciclam 40% de seus resíduos. Nosso lixo(RJ), só tem 2% de índice de reciclagem, os outros 98% vão direto para o lixão. É insustentável a manutenção. Ainda há tempo de desenvolverem novas políticas ambientais para o município. A nossa sociedade evoluiu. Precisamos de preservar o meio ambiente para deixarmos um legado às futuras gerações.
Este artigo foi modificado pela última vez 8 anos atrás