Rua 25 de Março (São Paulo)

 Upload a photo

> Rua 25 de Março
> De rio a rua
Antes de ser uma rua, a 25 de Março era um rio. Isso mesmo, um rio. E navegável Até meados do século XIX o atual traçado de uma das mais famosas ruas de comércio do país fazia parte do leito do rio Tamanduateí, desaguando no rio Tietê. Nesta região ficava localizado o Porto Geral que era utilizado para descarregar as mercadorias importadas que chegavam pelo Porto de Santos. Essa é a origem do nome da Ladeira Porto Geral. No final do século, o curso do rio foi mudado e a área da Várzea do Carmo, drenada. Com a drenagem veio a urbanização e a demarcação da rua, batizada de Rua de Baixo, onde viria a se estabelecer uma nova região de comércio com imóveis mais baratos e acessíveis aos novos imigrantes.
A Rua 25 de Março recebeu este nome em 1865 em homenagem à primeira Constituição Brasileira, promulgada pelo imperador D. Pedro I, em 25 de março de 1824. Após a Revolução de 1930, ela passou a ser o grande centro de atacado e varejo de tecidos, vestuários e armarinhos.

> Uma rua só para pedestres
Considerada uma das ruas de comércio mais movimentadas do país, a 25 de Março tem vida própria. Diariamente, 450 mil pessoas circulam ao longo dos seus 2.500 metros, entre as ruas Rangel Pestana e Paula Souza. Nos dias que antecedem datas comemorativas como Natal ou Dia dos Namorados, a 25 de Março chega a comportar 1 milhão de pessoas.
Pedestres, ambulantes e motoristas disputam o seu lugar, em um movimento efervecente. Para melhorar a circulação e a segurança das pessoas que circulam por essa importante via comercial a Subprefeitura da Sé, juntamente com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Guarda Municipal a Associação dos Lojistas da 25 de Março e a Administração do Mercado Municipal, prevê o fechamento da rua para o trânsito de veículos.
"Sem o tráfego de carros a fiscalização pode ser facilitada, inibindo o número de assaltos, além de trazer um maior conforto para os comerciantes e os usuários da região", explica o subsecretário de Coordenação das Subprefeituras e subprefeito da Sé, Andréa Matarazzo.
O fechamento da 25 de Março para o trânsito de veículos funcionará apenas no horário comercial no trecho que vai da Avenida Senador Queirós à Ladeira do Porto Geral.

(centrosp.prefeitura.sp.gov.br/projetos/25_de_marco.php)
_______________________________________________________________
Alguns sites sobre a rua 25 de Março:
pt.wikipedia.org/wiki/Rua_25_de_Mar%C3%A7o
www.25demarco.com.br
www.portalda25.com.br
www.guiada25.com.br
www.vitrine25demarco.com.br
www.click25demarco.com
Nearby cities:
Coordinates:   23°32'36"S   46°37'56"W
  •  28 km
  •  77 km
  •  97 km
  •  110 km
  •  110 km
  •  135 km
  •  143 km
  •  160 km
  •  176 km
  •  188 km
This article was last modified 10 years ago