Fortaleza de São José de Macapá (Macapá)

Brazil / Amapa / Macapa / Macapá
 fortification  Add category

Sua construção se estendeu por 18 anos, sendo inaugurada no ano de 1782, no dia do santo padroeiro da cidade de Macapá, e orago da fortaleza: São José.
De acordo com este espírito da política pombalina foi construído, às margens do rio Amazonas, nas coordenadas de a Fortaleza de São José de Macapá. Trata-se de uma fortaleza complexa, do ponto de vista da engenharia militar. Além de possuir uma grande dimensão, sobretudo se comparada com as demais fortificações brasileiras, apresenta um complexo externo de obras de defesa como fosso, redente, revelim, caminho coberto, etc..
A Fortaleza de São José de Macapá cumpriu o seu papel de guardiã do espaço a ela confiado tornando-se co-responsável, juntamente com outras congêneres, pela consolidação e manutenção da extensão territorial do Brasil, sobretudo na Região Amazônica.
A despeito dos ‘ataques’ decorrentes dos agentes naturais, a fortaleza resistiu. Resistiu ao ímpeto das águas do rio, às investidas do igarapé que alimentava seu fosso. Resistiu ainda ao ‘cerco’ da cidade e às ocupações em sua esplanada. Tombado pelo Governo Federal, a fortaleza é hoje protegido também pelas ações do Governo Estadual que propiciou a reintegração dos espaços da praça fortificada, desapropriando e demolindo as edificações levantadas em suas proximidades.
Nearby cities:
Coordinates:   0°1'51"N   51°2'57"W
This article was last modified 12 years ago