Ponta do Mel (Brasil) (Areia Branca) | praia, distrito

Brazil / Rio Grande do Norte / Areia Branca
 praia, distrito

Ponta do Mel é uma praia localizada no município brasileiro de Areia Branca, Rio Grande do Norte
A Praia de Ponta do Mel

A Praia de Ponta do Mel pertence à chamada Costa Branca, uma belíssima e inusitada região localizada no extremo litoral norte do rio grande do norte. Ponta do Mel localiza-se a aproximadamente 345 km de Natal, a 68 km da cidade de Mossoró, e a 30 km da cidade de Areia Branca, na região oeste, em uma zona de fronteira entre o RN e o Ceará.

Reunindo serra, sertão e litoral, a semi-virgem e quase deserta Praia de Ponta do Mel é a mais importante e uma das mais bonitas da região. Pertencente ao município de Areia Branca, sua paisagem é caracterizada por falésias, dunas, oásis de coqueiros, barcos de pesca, e um povoado pitoresco. O pescador se mistura ao vaqueiro e ao agricultor, em uma espécie de zona rural à beira-mar. Fazendas que nascem na Serra do Mel chegam à imensa praia. Vegetações típicas da caatinga marcam a praia onde o contraste do vermelho das falésias com o branco das dunas e do azul do imenso mar que se confunde com o céu confere à praia um cenário de paraíso.

Assim, a Praia de Ponta do Mel destaca-se por sua beleza selvagem e por apresentar em um só lugar aspectos de serra, sertão e mar. As dunas brancas de formação extremamente particular, lembrando muito as dunas do deserto, misturam-se às grandes falésias vermelhas em imensas e majestosas enseadas. Os contrastes de cores são fortes, e o azul do mar parece se derramar sobre a terra sedenta. Os cactos e a vegetação da caatinga chegam à praia onde encontramos cabras e jegues.

No mar distante se pode ver as plataformas de petróleo e os navios que carregam sal do porto de Areia Branca e do porto de Macau para o Porto-Ilha. Do Porto-Ilha o sal é escoado para os navios maiores que levam o sal da Costa Branca para o mundo inteiro.

Apesar do mar aberto, a praia é calma e oferece um ótimo banho de mar. É que as águas são rasas devido ao relevo marinho característico da região. Exatamente por isso os grandes navios cargueiros de sal não podem navegar nessas águas rasas. O terminal salineiro, ou o “Porto-Ilha”, como é mais conhecido, foi construído nos anos 70, em parceria com a engenharia norte-americana, para solucionar esse problema operacional, constituindo-se em uma das mais impressionantes obras de engenharia naval do mundo. Esse porto oceânico foi construído próximo à área onde as águas já são mais profundas permitindo navegabilidade para os grandes navios cargueiros internacionais, que vão buscar sal na “cidade-plataforma”. E para o sal chegar até o Porto-Ilha são utilizadas as chamadas “barcaças chatas” que conseguem navegar nas águas rasas, levando o sal das salinas até o porto oceânico.

Ponta do mel possui cerca de cinco mil habitantes. É um povoado tipicamente praieiro, e apesar da população significativa, conserva ainda hábitos e costumes nativos. A praia possui poucas casas de veraneio.

Toda semana chegam à região buggies e jeeps 4x4 trazendo viajantes de todo o Brasil e do mundo para conhecer Ponta do Mel – algumas vezes também seguindo para outros destinos como: Ponta Grossa, Canoa Quebrada, Fortaleza, Jericoacoara, Delta do Parnaíba, Lençóis Maranhenses, Mossoró, Lajedo de Soledade, Galinhos, Praia do Marco, São Miguel do Gostoso, Natal, etc.

Ponta do Mel, que começou como passagem para destinos importantes do chamado turismo-aventura, transformou-se em um novo destino ecoturístico. Além de servir como apoio diferenciado para o turismo-aventura e para o turismo-ecológico, o projeto do hotel Costa Branca Eco Resort inclui preocupações de responsabilidade ecológica, cultural e social: mais de 900 árvores foram plantadas, toda a fiação de energia foi implantada por debaixo da terra sem causar poluição visual, a mão de obra local foi treinada e qualificada em parceria com o Sebrae, e a arquitetura foi implantada em total harmonia com a natureza, diluindo-se na grande e exuberante paisagem. Também foram criadas na propriedade áreas de preservação ambiental de dunas, além de trilhas para caminhadas, onde o viajante pode contemplar a natureza e conhecer um pouco mais da fauna e flora da região. Poemas e mensagens de preservação foram espalhados ao longo da fazenda à beira-mar, junto com banquinhos para a contemplação da natureza e meditação.

O Costa Branca Eco Resort participa ativamente da vida da comunidade local, empregando e capacitando as pessoas da região, colaborando com eventos e associações religiosas, esportivas, sociais e educacionais, fomentando a consciência ecológica na população e cobrando do poder público o seu papel. O Hotel já realizou entre outros eventos um concurso de poesia com mais de 100 poemas participantes dos moradores de Ponta do Mel e praias vizinhas; além de promover constantemente apresentações de cordelistas e repentistas de Mossoró e região para os hóspedes do Hotel. O Hotel também colabora com a ONG RESPOSTA contra o turismo sexual infanto-juvenil.

As praias próximas a Ponta do Mel, também possuem uma rara e impressionante beleza, formando um conjunto de paisagens surpreendentes e inesquecíveis, como as Praias de Cristóvão e Redonda (também pertencentes ao município de Areia Branca) e a Praia do Rosado (pertencente ao município de Porto do Mangue).


Mel de Baixo

Com pouco mais de 50 habitantes, o pequeno e pitoresco povoado de Mel de Baixo situa-se na enseada oeste da praia de Ponta do Mel, como uma espécie de “sub-povoado”. Possui praticamente uma rua com algumas casas, e pequenas fazendas à beira-mar, onde se pratica, além da pesca, a agricultura e a pecuária de subsistência. O povoado se perde na paisagem, e o viajante não consegue percebê-lo desde a praia, porque se encontra em um nível mais baixo que o mar.


A Praia de São Cristóvão

Também pertencente ao município de Areia Branca. Pequena, bela e majestosa enseada, onde se pode vislumbrar os barcos parados com as dunas da Praia de Redonda ao fundo, juntamente com um gracioso vilarejo repleto de coqueiros. Quando a maré seca os barcos ficam na areia formando outro maravilhoso cartão postal natural. Assim como em todas as praias da região, possui uma grande área de estirâncio (faixa de terra que a maré deixa quando seca). Bucólica enseada onde o sol também se põe de forma espetacular, e em algumas épocas do ano (no meio do ano) se põe no mar de forma ainda mais surpreendente.

As dunas da Praia de Redonda

Mais uma belíssima praia do município de Areia Branca. Assim como as dunas da praia do Rosado, essas dunas são especiais e de uma força natural impressionante. Conta-se na região, que tais dunas já “engoliram” o pequeno povoado de Redonda por 03 vezes, até a vila se instalar definitivamente longe da praia e dos morros de areias móveis, atrás das dunas, próxima à estrada que liga os povoados praieiros à cidade de Areia Branca. Todos os dias os moradores de Redonda, como os pescadores e banhistas, atravessam um “mar de dunas” até chegar à beira da praia.


As dunas da Praia do Rosado

As dunas do Rosado localizam-se na Praia do Rosado, pertencente ao município de Porto do Mangue, a aproximadamente 10 km de Ponta do Mel.

São dunas completamente diferentes que enchem de grande beleza esse pequeno e primitivo povoado recebeu energia elétrica em um passado recente. Assim como as dunas da praia de Redonda, as dunas do Rosado nos remetem às dunas características do deserto. Os ventos fortes e oriundos de várias direções, esculpem como labaredas as dunas que se movem sobre o tabuleiro vermelho (solo do “Grupo Barreiras”), provocando belíssimas nuances de cores onde se destaca a cor rosada. São dunas únicas, particulares e surpreendentes.

São dunas móveis, sem nenhum tipo de cobertura vegetal que consiga fixá-las; por isso, elas se locomovem. Essa locomoção se dá o ano todo devido à constância dos ventos nesta área, ocorrendo uma maior intensificação nos meses de agosto a dezembro. Toda areia que forma essas dunas é de origem marinha. Assim, temos a formação das dunas do litoral adentrando o continente, dando uma característica muito particular, pois encontramos dunas isoladas distantes do litoral, já em contato com a caatinga.

As dunas do Rosado e arredores se movimentam sob o tabuleiro costeiro – tabuleiro conhecido praticamente em todo o litoral do Rio Grande do Norte, destacando-se na região da Costa Branca, aonde o sertão chega ao mar. Esse tabuleiro é uma planície que termina abruptamente no litoral, tendo uma altura de aproximadamente 50 metros, e tendo como referência à área de estirâncio (a área de praia que a maré deixa quando seca). Este tabuleiro pertence ao grupo barreiras/sedimentar que possui uma coloração avermelhada. O contraste do tabuleiro com as dunas se movimentando constantemente nos proporciona uma imagem extremamente particular de cores e formas, em uma área praticamente virgem, devido ao seu espaço ser extremamente inóspito (inexistência de cobertura vegetal, animais e homens).

A particularidade das cores citada acima se dá devido ao branco das dunas com o vermelho do tabuleiro, que se encontram e se misturam. Com relação às formas temos o vento como o grande responsável pelas formas criadas e recriadas, como as barcanas (dunas em forma de bumerangues que se formam com influências dos barlaventos e sotaventos).


O porto de Areia Branca e o rio Mossoró

Ponto de origem do povoamento da cidade de Areia Branca, o rio Mossoró foi o agente catalisador para o desenvolvimento econômico e social da região. Um belíssimo pôr do sol se mistura à igreja da cidade de Areia Branca, às salinas e ao mangue ao fundo. Um sistema de travessia por balsas para carros e pedestres dá acesso ao outro lado do rio onde se encontra a cidade de Grossos e as últimas praias do estado na divisa com o Ceará. A paisagem já foi set de cinema no filme Bella Donna.


As salinas de Areia Branca, com destaque para o Porto-Ilha

Importante atividade econômica do estado, o sal determina a paisagem e a economia da região da Costa Branca. As principais salinas estão nas cidades de Macau, AREIA BRANCA e Grossos, de onde o produto é levado para o impressionante Porto-Ilha. E de lá o sal é finalmente levado para todo o mundo! O Porto-Ilha foi construído nos anos 70, devido à impossibilidade de acesso das grandes embarcações aos portos de Macau e Areia Branca. Foi construído em uma parceria com a engenharia norte-americana e se constitui até hoje em uma das mais importantes e impressionantes obras de engenharia naval do mundo. O Rio Grande do Norte é o maior produtor de sal do Brasil, sendo responsável por mais de 90% de sua produção.


www.costabranca.com.br/conteudo/pontadomel.html
www.tempodeaventura.com.br/destinos-praias-ponta-do-mel...
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   4°57'33"S   36°53'1"W
Este artigo foi modificado pela última vez 16 anos atrás