Macau

Brazil / Rio Grande do Norte / Macau /
 cidade, município

Macau, município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na microrregião de Macau. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2005 sua população era estimada em 25.521 habitantes. Área territorial de 788 km².

O município de Macau está numa região produtora de sal marinho (uma das principais do Brasil), petróleo e de pescados, sendo um dos maiores produtores nacionais de sardinha. É bastante conhecida na região por seu carnaval, o que atrai visitantes de quase todo o estado do Rio Grande do Norte.

A cidade de macau é sede da TV Litoral, canal 22, emissora de TV afliada a TV Senado de Brasília. A emissora transmite parte da programação local e parte gerada na capital federal.


História
A cidade tem suas origens no início do século XIX, quando ainda era conhecida por ilha de Manoel Gonçalves — região já colonizada para a produção de sal. Seu nome atual deriva de A-man-gao ("porto de Ama"), em razão da sua localização geográfica, na foz do Rio Piranhas.


Na área literária, desde 1998, foi fundado um movimento cultural e literário denominado ICEC — Imperial Casa Editora da Casqueira — movimento este idealizado pelo sociólogo, poeta e escritor Benito Maia Barros. Além das obras do próprio fundador, onde o pesquisador ou até mesmo leitores podem encontrar traços da história de Macau através de falares e lugares do povo daquela cidade, serve também, esta obra como fonte de pesquisa. A ICEC surgiu como forma de superação da falta de incentivo governamental às obras literárias, já foram lançadas mais de 15 livros, entre prosa, contos, poesias e história. É um dos maiores movimentos literários do Rio Grande do Norte.

Poetas/Escritores: Vicente Serejo; Gilberto Avelino - In Memorian (radicado em Macau, nasceu na cidade do Assú);João Vicente Barbalho; Alfredo Neves, - Radicado em Macau, nasceu na cidade de (Teófilo Otoni), Getúlio Moura; Benito Maia Barros; João de Aquino (é também museólogo); Sebastião Maia (Tião Maia); Horácio Paiva e muitos outros.

Mesorregião Central Potiguar
Microrregião Vale do Açu

Municípios limítrofes Guamare
Distância até a capital 175 KM quilômetros
Características geográficas
Área 788,022 km²
População 25.489 hab. est. 2006
Densidade 32,3 hab./km²

Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,690 PNUD/2000
PIB R$ 455.831.292,00 IBGE/2003
PIB per capita R$ 17.815,65 IBGE/2003

No ano de 1825, as águas do oceano Atlântico começaram a invadir a ilha de Manoel Gonçalves que era habitada por portugueses interessados na exploração e no comércio do sal. Em 1829, impossibilitados de permanecerem na ilha os moradores partiram em busca de outro local, na mesma região e encontraram outra ilha que oferecia melhores condições para a instalação do povoado. A agradável ilha descoberta recebeu o nome de Macau, nome originário da palavra chinesa Amangao que significa Porto de Ama, a deusa dos navegantes. Com o passar do tempo e o desaparecimento completo da ilha de Manoel Gonçalves, a pequena Macau foi crescendo e se desenvolvendo, consolidando-se como um forte povoado às margens do oceano Atlântico. Entre seus fundadores destacaram-se os portugueses Martins Ferreira e seus genros Antônio Joaquim de Souza, Manoel Antônio Fernandes, José Joaquim Fernandes, Manoel José Fernandes e o brasileiro João Garcia Valadão,o João da Hora.

Até os anos 60 do século passado, Macau era o maior centro portuário do Rio Grande do Norte, em consequência de sua elevada produção de sal. Ao mesmo tempo, os trabalhadores dos vários setores das salinas faziam grande movimentação social, política e econômica. Ao contrário do que se esperava em Macau, desde a sua fundação, no final dos anos 60 foi construído um porto ilha no alto mar de Areia Branca com a finalidade de fazer o embarque de sal da região, mesmo Macau sendo a maior fonte de produção de sal da zona salineira do território portiguar. Mesmo assim, Macau continua sendo a área mais adequada do Estado para a instalação de um parque da indústria química e de seus derivados na região Nordeste.

Impulsionado pela grande produção de sal o povoado de Macau foi crescendo e no dia 2 de outubro de 1847, de acordo com a Lei nº 158, desmembrou-se de Angicos tornando-se um município do Rio Grande do Norte.

Fonte: Idema-RN

Distância de Natal :: 176 km

MUNICÍPIO : MACAU – RN
CEP: 59.500 – 000 DDD: (084) DISTÂNCIA DA CAPITAL 178 Km

COMO CHEGAR: Natal – Macau pela BR 406 – 178 km e Mossoró/Assu/Macau pela
BR 304 e RN 118.

MUNICÍPIOS LIMÍTROFES: Norte – Oceano Atlântico, Sul – Pendências, Pedro Avelino, Afonso Bezerra, Leste – Guamaré, Pedro Avelino, Oeste – Porto do Mangue.


Aspectos Territoriais e Geográficos

Aspectos Demográficos

Aspectos Políticos-Administrativos

Saúde e Saneamento

Educação e Cultura

Infra-Estrutura
:: Aspectos Territoriais e Geográficos

O município de Macau tem uma extensão territorial de 835Km2 equivalente a 1,58% da superfície estadual e, conforme a divisão territorial do Brasil, pertence à mesoregião Central Potiguar, inserida na microrregião Macau. Localiza-se em uma altitude média de 4 metros acima do nível do mar, situando-se numa posição geográfica determinada pelo paralelo 05º07' de Latitude Sul e pelo meridiano 36º38' de Longitude Oeste.

A distância, em relação à capital do estado - Natal - é de 178Km. Os limites geográficos do município são:

Ao Norte com o Oceano Atlântico;
Ao Sul com os municípios de Pendências, Afonso Bezerra e Alto do Rodrigues;
Ao Leste com os municípios de Guamaré e Pedro Avelino;
Ao Oeste com o município de Carnaubais.
O clima é árido, com temperatura média anual de 27,2ºC. A umidade relativa do ar média anual é de 68%.

A vegetação predominante é formada por Caatinga Hiperxerófila, de caráter mais seco, com abundância de cactáceos e plantas de porte baixo e espalhadas destacando-se a jurema-preta, mufumbo, marmeleiro, faveleiro, xiquexique e facheiro; Carnaubal, natural onde a espécie predominante é a palmeira, a carnaúba, sendo os carnaubais espaçados e iluminados.

Restinga, que do ponto de vista geomorfológico é um depósito arenoso de origem marítima, considerada vegetação de preservação permanente, pelo código florestal; e Manguezal, sistema ecológico costeiro tropical dominado por espécies vegetais, mangues e animais típicos aos quais se associam outras plantas e animais, adaptados a um solo periodicamente inundado pelas marés, com grande variação de salinidade.

Os solos predominantes são Areia Quartzosas Distróficas, com fertilidade baixa, textura arenosa, excessivamente drenados e relevo plano; Solonchack Solonétzico, com alta salinidade, textura indiscriminada, imperfeitamente mal drenado, com relevo plano; e Latossolo Vermelho Amarelo Eutrófico, com fertilidade média e alta, textura média, fortemente drenado e relevo plano. O relevo apresenta-se com menos de 100 metros de altitude.

Quanto aos aspectos geológicos, o município abrange terrenos pertencentes ao Grupo Barreiras, Dunas e Aluvião. Tudo isso como cobertura das calcárias da formação Jandaíra(Bacia Potiguar). A cidade de Macau situa-se em aluviões recentes, depositados no leito do Rio Assu ou Piranhas, que recobrem os segmentos do Grupo Barreiras, composto por arenitos conglomeráticos, siltitos com intercalações de argilas variadas formando solos arenoso-argilosos de coloração avermelhada.

Abaixo do Grupo Barreiras afloram rochas calcárias de formação Jandaíra, mais restritos à porção sul do município. Na região costeira estão presentes as dunas que recobrem os arenitos de Grupo Barreiras.

Ocorrências minerais:

Petróleo e Gás - extraídos no mar através das plataformas de Aratum e Macau Mar - além da extração em terra;

Sal marinho - o município ocupa o primeiro lugar na produção estadual e nacional.

:: Topo

:: Aspectos Demográficos

De acordo com dados obtidos a partir do Censo Demográfico de 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, a população de Macau era de 25.700 habitantes, sendo a maioria (72,50%) residente na zona urbana com uma predominância de jovens entre 0 a 29 anos, sendo 12.594 homens e 13.106 mulheres, na contagem da população total, com uma taxa de alfabetização de 76,1%.

A densidade demográfica do município é de 30,78 habitantes por quilometro quadrado.

:: Topo

:: Aspectos Políticos-Administrativos

O município de Macau rege-se por Lei Orgânica, de 03 de abril de 1990, votada, aprovada e promulgada pela Câmara Municipal, de acordo com o artigo 29 da Constituição Federal. O poder Legislativo é exercido pela Câmara Municipal composta de 14 vereadores. O poder Executivo é exercido pelo Prefeito, eleito para um mandato de quatro anos.

No município existem 19.237 eleitores, sendo 9.362 homens e 9.875 mulheres.

:: Topo

:: Saúde e Saneamento

A infra-estrutura de Saúde no município de Macau é constituída de 01 Centro de Saúde, 02 Hospitais, 05 Postos de Saúde, 01 Maternidade, 04 Laboratórios de Análises Clínicas, 01 Pronto Socorro, 02 Clínicas Médicas. 08 Consultórios Odontológicos e 02 Consultórios de Fisioterapia.

A população conta com uma disponibilidade de 101 leitos hospitalares, proporcionando 4,14 leitos por mil habitantes, número considerado abaixo da conveniência estabelecida pelos parâmetros da Organização Mundial de Saúde - OMS que indica, como proporção mínima, a existência de 4,5 leitos por mil habitantes.

No Centro de Saúde são realizados os atendimentos básicos, como Imunização, Planejamento Familiar, Vigilância Sanitária, Consultas Clínicas nas especialidades de pediatria, psiquiatria, clínica geral, ginecológica/preventivos, exames bioquímicos, controle de tuberculose, controle de diabetes, atendimento odontológico, curativos, aplicação de injeção, farmácia básica e consulta de trauma-ortopedia, com uma equipe composta por 03 clínicos gerais, 01 psiquiatra, 01 pediatra, 02 ginecologistas, 01 obstétra, 01 ortopedista, 01 cardiologista, 02 bioquímicos, 04 odontólogos e 33 agentes comunitários de saúde.

O Ponto Socorro funciona 24 horas por dia, contando com 08 médicos em regime de plantão de 24 horas.

A Maternidade José Varela dispõe de 30 leitos nas especialidades cirúrgicas, obstétricas, clínica médica e pediátrica. Os Hospitais dispõem de 71 leitos nas especialidades cirúrgica, obstétrica, clínica médica e pediátrica.
No setor privado as clínicas médicas atendem nas especialidades cirúrgica, obstétrica, clínica médica e reabilitação. Os Postos de Saúde funcionam da seguinte forma: 01 no bairo do Valadão, com 03 médicos (clínico, psiquiatra e pediatra); 01 na Ilha de Santana, com a visita do clínico e do odontológo duas vezes por mês; 01 em Quixabas, 01 em Barreiras e 01 em Diogo Lopes, com clínico atendendo três vezes por semana e odontológo duas vezes por semana. O município dispõe, ainda, de 05 ambulâmcias para o transporte da população.

Em 1997, a taxa de mortalidade infantil no município foi de 11,1 por mil nascidos vivos e vem decrescendo em decorrência da implantação de inúmeras ações que objetivam uma melhoria da assistência à saúde da população.

:: Topo

:: Educação e Cultura

O sistema de educação no município é formado pela rede Estadual, Federal e Particular, abrangendo atividades nos níveis de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Nível Superior, com a implantação do Campus Avançado da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

No município existem 40 (quarenta) estabelecimentos de ensino, sendo 22 (vinte e dois) na zona urbana, e 18 (dezoito) na zona rural, apresentando um quadro constituído de 401 (quatrocentos e um) docentes, 183 (cento e oitenta e tres) salas de aula, 369 (trezentos e sessenta e nove) turmas e 9.343 (nove mil trezentos e quarenta e tres) alunos matriculados.

A taxa de alfabetização da população do município de Macau é de 76,1%, segundo dados do último Censo Demográfico, sendo que 81,08% da população alfabetizada concentra-se na zona urbana e os restantes 18,92% na zona rural.

Principais Pontos Turísticos:

Museu Histórico "José Elviro";
Museu Marinho "Seu Manuíque";
Museu Carnavalesco "Colô Santana";
Igreja Matriz (mais de 142 anos);
Parques Salineiros - salinas artesanais;
Praia de Camapum;
Praia de Barreiras;
Praia de Diogo Lopes;
Coluna comemorativa do Centenário da Independência.
Quanto aos aspectos culturais, os jornais que mais circulam na cidade são: Folha de Macau. O Vale, Tribuna do Norte, Gazeta do Oeste e Diário de Natal. A cidade recebe os sinais das emissoras de televisão Rede Globo, SBT, Rede Record e Bandeirantes. No município tem uma emissora de rádio local, a AM Salinas e 04 (quatro) FMs comunitárias: Camapum 96,1; Litoral 105; 99,5 Macau e 100,5.

:: Topo

:: Infra-Estrutura

Abastecimento d'água

O abastecimento d'água é realizado pela Cia. de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte - CAERN que capta água na Barragem Armando Ribeiro, em Assú, destinada ao reservatório no município de Pendências, onde é feito o tratamento, seguindo através de tubulação, para Macau; e, também, através de carros-pipas e poços, cujo abastecimento procede da tubulação mantida pela prefeitura. De acordo com a Caern, existiam no município, em 1999, 7.160 consumidores, com uma demanda de 99.714 m3 de consumo.

Energia elétrica

Os serviços de distribuição de energia elétrica no município de Macau são executados pela Cia. Enérgetica do Rio Grande do Norte - COSERN. Existem, no município, 6.871 consumidores de energia elétrica, de conformidade com dados fornecidos pela Cosern, divididos nas seguintes classes:

Residencial - 6.211
Industrial - 47
Comercial e Serviços - 509
Rural - 8
Poder Público - 96
Transportes

O município dispõe de um terminal rodoviário - denominado Gustavo Cabral - e o serviço de transporte rodoviário é realizado pela empresa Expresso Cabral que, diariamente, explora as linhas para Natal, Mossoró, Areia Branca, e Assú; empresas Santa Rosa e Tranjal que exploram as linhas urbanas; além de transportes alternativos que operam, diariamente, para os município de Natal, Mossoró e Assú; e os mototáxis que trafegam para os municípios vizinhos.

O município dispõe de um campo de pouso para aeronaves de pequeno porte.

O acesso ao município é realizado por rodovias federal(BR-406) e estadual(RN-118). As principais distâncias entre as localidades de intercâmbio comercial são:

Assú - 97 Km, pela rodovia RN-118;
Natal - 178 Km, pela rodovia BR-406.
Correios

Existe uma agência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos que atende à população diariamente, além de dois postos de serviços nas comunidades de Barreiras e Diogo Lopes.

Telefonia

As comunicações telefônicas fixas são administradas e operacionalizadas através da Telemar Norte Leste S/A, recebendo, também, atualmente comunicação telefônica móvel da Telern Celular S/A-TIM.

Serviços Bancários

No município existem 03(tres) instituições bancárias:

Caixa Econômica Federal;
Banco do Brasil S/A; e
Banco do Nordeste.
Limpeza Pública

A limpeza pública é efetuada pela Prefeitura, através de coleta diária com 01(um) carro Kuka(compactador) e carroças puxadas por tratores, mais caminhão e basculantes, atendendo a 90% da população.

O destino de 84% dos dejetos da zona urbana e 51% da zona rural é fossa séptica; 5,5% dos dejetos da zona urbana e 49% da zona rural são lançados a céu aberto.

Industrias

Existem legalmente constituídas no município, 09(nove) industrias, dos seguintes segmentos:

Ind. de Beneficiamento de Sal - 3;
Panificadora - 6;
Material de Construção - 5;
Macenaria - 4;
Pescado e Fábrica de Gêlo - 1.
Quanto aos equipamentos utilizados na indústria local, 22,22% têm idade entre 1 a 4 anos; 33,33% entre 5 e 9 anos; 11,11% acima de 15 anos e 22,22% entre 10 e 14 anos. A mão-de-obra utilizada nas indústrias locais é constituída, quase que totalmente, por habitantes do próprio município e, também, de outros municípios vizinhos. Com relação à mão-de-obra utilizada nas indústrias, o grande problema enfrentado é a falta de profissionais qualificados no local, seguido pelos baixos níveis salarias e baixa qualificação.

Comércio

A estrutura do setor está voltada para o atendimento das necessidades básicas da população, distribuídos nas seguintes atividades comerciais no município:

Produtos alimentícios / Supermercados - 10;
Mercearia / Mercadinho - 20;
Móveis / Eletrodomésticos - 08;
Tecidos - 06;
Armarinho - 09;
Loja de confecções / Artigos infantis - 13;
Perfumaria - 05;
Ótica - 04;
Fármacia - 25;
Brinquedos / Material escolar - 06
A mão-de-obra empregada no comércio local é constituída, principalmente, por pessoas residentes no próprio município.

Serviços

No setor de serviços existem 26(vinte seis) empresas legalmente constituídas, assim distribuídas:

Lanchonete - 30;
Restaurante - 25;
Oficina - 09;
Hotelaria / Pousadas - 13;
Escritório de Contabilidade - 18;
Cooperativa Médica - 03;
Saláo de beleza - 32.
O número mínimo de empregados por empresa é de 01 e o máximo de 05.

MACAU É FESTA


Janeiro

Festa de São Sebastião
Festa social e religiosa do Distrito de Barreiras com procissão, missa, quermesses, barracas, shows musicais e eventos esportivos.
Data: Final do Mês
Local: Praia de Barreiras


Fevereiro

Verão Melhor
Evento que antecede o carnaval com competições desportivas(vôlei, futevôlei e futebol) e shows musicais, além da escolha da Rainha e Rei Momo do Carnaval.
Data: Duas semanas antes do Carnaval
Local: Praia de Camapum


Batalha Carnavalesca
O evento tem como finalidade divulgar o carnaval de Macau para impressa do Estado, com apresentações das Escolas de Samba, Blocos de Tratores, banda de frevo, com a participação de cantores e compositores locais.
Data: Duas semanas antes do Carnaval
Local: Saída Praça da Conceição Chegada Praça das Mães


Baile da Saudade
Baile criado para resgatar os antigos carnavais de clube. Tem também a escolha da mais bela fantasia e mais autêntica.
Data: Um semana antes do Carnaval
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   5°13'54"S   36°33'34"W
Este artigo foi modificado pela última vez 14 anos atrás