Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu (Batalha)

Brazil / Piaui / Batalha

Parque Estadual de Proteção Ambiental localizado entre os municípios piauienses de Esperantina e Batalha, distante 180 Km ao norte de Teresina. O rio Longá forma a cachoeira do Urubu, que tem esse nome por causa da variação do nível do rio, que quando diminui o seu volume de água, faz com que os peixes fiquem "presos" nas pequenas valetas do seu leito. O urubu-rei, uma espécie de condor da América do Sul, é atraído pela oferta de alimento, proporcionando um espetáculo diferente com a chegada desses pássaros gigantes.
A piracema, que acontece nos meses de abril e maio, é outro espetáculo, que pode ser admirado de uma passarela com 400m de extensão, que foi constuída sobre a cachoeira.
A Cachoeira do Urubu está localizada em um Parque Estadual de Proteção Ambiental, entre os municípios de Esperantina e Batalha, a 180 quilômetros de Teresina, no Piauí. As quedas d’água que formam a cachoeira têm esse nome porque,no curso do Rio Longá, os peixes que ficam presos nas formações rochosas, que lembram miniaquários, atraem o urubu-rei, uma espécie de condor da América do Sul.

As visitas das aves acontecem principalmenteno verão, entre os meses de junho e novembro, quando o leito do rio baixa. Em virtude disso, os peixes que não desceramou ficaram presos nos aquários rochosos viram presas mais fáceis. Os urubus-rei, que não têm as habilidades das espécies pescadoras, sabem esperar a água ser evaporada pelo sol para ir em busca dos alimentos. No cardápio dessas aves, peixes como surubim, mandi e piau fazem parte de um banquete promovido pela natureza. A cena mais inesquecível é a revoada dos urubus, um espetáculo nas quedas d’água originadas do Rio Longá.

O melhor é que os visitantes podem ter contato com as águas mornas e borbulhantes. Uma passarela com pilares de concreto e extensão de mais de 300 metrosatravessa o rio. No período da cheia, provocada pelas chuvas de dezembro a março, o nível das águas sobe tanto, que se forma uma fina camada no piso. O som ecoado pelas águas e a névoa úmida são envolventes. A mais de 5 mil metros é possível ouvir os “trovões da cachoeira”.

PROTEÇÃO – O Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu é um local de preservação ambiental. Está localizado a menos de 30 minutos do Centro de Esperantina,a aproximadamente 25 quilômetros,e o acesso é por via asfaltada. A presença de visitantes é permitida, mas é preciso ter respeito pelo meio ambiente. Animais como pássaros e roedores freqüentamo local, uma mostra das mais variadas cores e tons da natureza.Na margem do município de Esperantinafica instalada a estrutura de apoio aos turistas.

Um amplo salão climatizado,coberto de palha, oferece sabores da terra: peixe frito, peixe ao molho, feijão tropeiro, carne-de-sol, pirão e a tradicionalgalinha caipira. Todas essas delícias temperadas com muita pimenta-da-terra. No Parque do Urubu, é permitida apenas a pesca amadora, ou seja, para consumo pessoal. Na época da piracema, de novembro a março, é proibido pescar, para que os peixes possam se reproduzir. Muita gente vai à Cachoeira do Urubu assistira uma espécie de “confraternização” dos surubins. O peixe passa de um metro de comprimento e pesa mais de 20 quilos. Fisgá-lo é fácil, difícil é tirá-lo da água.

A vegetação do parque mistura elementosdo cerrado, caatinga e palmeiras de carnaubais. É comum observar, lado a lado, um mandacaru, cacto típico do sertão e do semi-árido, e um botão floral do cerrado desabrochando em cor, no ponto de ser polinizado. Percorrendo as margens do Rio Longá,a caminho da Cachoeira do Urubu, é possível encontrar figuras lendárias da região, como a “onça de olhos de fogo” ou o “velho com o sino de prata” apontandocaminhos para a caverna do tesouro.Mas para isso é preciso ter fé, imaginaçãoe coragem.

culturadopiaui.vilabol.uol.com.br/urubu.htm
www.revistacalor.com.br/verpiaui.php?id=22
www.piauihp.com.br/fotos_cartoes5.htm
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   3°57'56"S   42°3'22"W

Comentários

  • Eu sou de uma região do nordeste mas não á conheco pessoalmente só por a internet,só quando eu entro para pesquisar,e fico facinado com tanto lugar lindo,pena que em nosso país tenha tanto lugar lindo como essas em píaui como a cachoeira do urubu em píaui e as pessoas não tenha a noção de quanto nosso país é tão rico em beleza natural,e outros lugares bonitos que tenha por aí em nosso brasil que não há conhecemos. Só quero acresentar mais algumas observação,que os represente das entidades governamentais,se preocupasse mais em comservar esses monumentos históricos,com aparticipação da população. São Paulo, 24 de Fevereiro de 2012
  • Dando continuidade do comentário anterior,vendo imagens como,a cachoeira do urubu, Posto das Barcas. Delta do rio Parnaiba. Pedra do Castelo. Prainha. São lugares tão lindos que deicha qualquer um apaixonado.
  • nao conheço mais sei q é muito bonito o lugar,estou planejando uma viajem e essa vai ser até la, na cachoeira do urubu piaui...
  • nosso estado do piaui ter muitos potos turisticos que penas que não são divulcados nos jornais midias para ser mas esplorados fiz uma viagen pro piaui agora e pode ir ater la na cachueira e recomendo quem quiser que var e não vai se arrepender porque lar e uma maravilha de cachueira muito bom lar.
  • estive na cachoeira e adimirei a paizagem muito linda nao sei porque as pessoas nao divulgam mais as fotos porque e um lugar muito adimirador e o povo nao divulga o que de mais pre cioso que e aquele lindo lugar sou do mato grosso fui conhecer pela primeira vez e amei
  • Mostrar todos os comentários
Este artigo foi modificado pela última vez 12 anos atrás