Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís

Brazil / Maranhao / Cururupu /
 coral reef (en), parque ou reserva natural
 Carregar uma foto

O Parque Estadual Marinho do Parcel do Manuel Luís localiza-se no Parcel de Manuel Luís, no Oceano Atlântico, a 45 milhas náuticas da costa do Maranhão e a cerca de 100 milhas náuticas de São Luís, capital do estado, no Brasil. Formalmente vincula-se ao município de Cururupu.
Foi criado pelo Decreto 11.902, de 11 de Junho de 1991, com uma área de 45.937,9 hectares, com o objetivo de preservar a fauna e a flora marinhas e os recifes de corais.
Antiga ameaça à navegação, o parcel constitui-se no maior banco de corais da América do Sul. Ali podem ser encontradas algumas espécies de peixes exóticas, como o peixe-papagaio, o sargentino e o peixe-borboleta. Também é um dos maiores cemitérios de embarcações do mundo, que com cerca de 200 embarcações naufragadas, perde apenas para o triângulo das bermudas. No entanto, poucas pessoas têm conhecimento desse paraíso subaquático.
O acesso é difícil, o Parque é distante da costa, há fortes correntes e não há lugar para ancorar. Mas a beleza do lugar é notável. Entre os inúmeros navios naufragados ali, os mais importantes são:
Uberaba: Este transatlântico pertencia à Marinha alemã, onde tinha o nome Henny Woerman. Quando foi capturado pela Marinha Brasileira durante a Primeira guerra mundial, foi renomeado para Uberaba.
Ana Cristina: É o naufrágio mais recente, por isso o mais bem conservado. O Ana Cristina era um navio petroleiro de 80 metros.
"Navio do Cobre": O navio estava carregado de cobre, carga que depois do naufrágio foi roubada por saqueadores.

Naufrágios nas redondezas:
Vandyck: Um transatlântico inglês. Este transportava 200 passageiros, saiu de Buenos Aires e tinha como destino Nova York. Na costa do Maranhão, foi naufragado por um navio alemão em 1914, durante a Primeira Guerra Mundial. Todos os passageiros foram salvos.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   -0°51'11"N   44°17'18"W
Este artigo foi modificado pela última vez 14 anos atrás