Porto Velho

Brazil / Rondonia / Porto Velho /
 cidade, capital do estado, município

Porto Velho é a capital e o maior município, tanto em extensão territorial quanto em população, do estado de Rondônia. Possui uma área de 34.068,50 km², e população de 373.917 hab, sendo assim a terceira maior capital da região Norte superada apenas pelas cidades de Manaus e Belém. Localiza-se à margem direita do rio Madeira (afluente do rio Amazonas).
Desde meados do século XIX, nos primeiros movimentos para construir uma ferrovia que possibilitasse superar o trecho encachoeirado do rio Madeira (cerca de 380 km) e dar vazão à borracha produzida na Bolívia e na região de Guajará-Mirim, a localidade escolhida para construção do porto onde a borracha seria transportada para os navios seguindo então para a Europa e os Estados Unidos da América, foi Santo Antônio do Madeira, província de Mato Grosso.
As dificuldades de construção e operação de um porto fluvial, em frente aos rochedos da cachoeira de Santo Antônio, fizeram com que construtores e armadores utilizassem o pequeno porto amazônico localizado 7 km abaixo, em local muito mais favorável, conhecido como porto velho (ou porto do velho), daí o nome da cidade.
Tornou-se município em 02 de outubro de 1914, desmembrado do município de Humaitá, pertencente ao Estado do Amazonas. Em 1943, com o município de Guajará-Mirim, que era do Mato Grosso, passou a constituir o Território Federal do Guaporé, que em 1956 passou a ser denominado Rondônia, e veio a ser elevado à categoria de estado em 4 de janeiro de 1982.
A capital rondoniense se localiza na parte oeste da Região Norte do Brasil, o município de Porto Velho encontra-se em área abrangida pela Amazônia Ocidental no Planalto Sul-Amazônico, uma das parcelas do Planalto Central Brasileiro.
O relevo do município é pouco acidentado, com variações de altitudes que vão de 70 metros a pouco mais de 500 metros. A região pertencente à grande Planície Amazônica, situa-se no vale do rio Madeira e apresenta área de terras baixas e sedimentares.
Clima predominante é o tropical super-úmido, caracterizado por ser quente e provido de muita umidade. Situa-se em transição com o clima semi úmido da região centro-oeste e o clima equatorial predominante na região norte do Brasil.
A temperatura média é elevada, acima dos 28 graus, com elevada umidade relativa do ar e chuvas abundantes.
A economia do município é constituída basicamente pelo comércio, pecuária e poucas indústrias. E no futuro,o complexo hidrelétrico do Rio Madeira será a maior usina hidrelétrica do país, já que Itaipu é binacional. As duas usinas hidrelétricas, Jirau e Santo Antônio, não são importantes apenas pela energia elétrica, mas também pela navegação no trecho inundado, que ainda não é navegável.

FOTOS:
3, 4 e 5 - Fotos aéreas históricas da cidade (arquivos do IBGE).
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   8°45'8"S   63°50'26"W