Parque Natural Municipal de Porto Velho (Porto Velho)

Brazil / Rondonia / Porto Velho
 parque, lugar interessante
 Carregar uma foto

O Parque Natural Municipal popularmente conhecido como Parque Ecológico, localiza-se na região Norte de Porto Velho, a 15 km do centro da cidade e conta com cerca de 2.000 hectares de área preservada. O parque foi criado na área do antigo Projeto Fundiário Alto Madeira, Gleba Belmont , pelo Decreto Municipal nº 3816, de 27/12/89.

Na mata preservada, predomina a Floresta Ombrófila Aberta com Palmeiras. Desenvolve-se em região de terras firmes baixas (menos de 100m), e nele encontram-se árvores com até 35m de altura, de estrato desigual, e que resulta em dificuldade para a penetração da luz. Há uma expressiva ocorrência de palmeiras, com predominância para o caranaí. Seu relevo é ondulado e irregular, apresentando grotas estreitas que formam baixões sinuosos. O solo é latossolo amarelo recoberto de matéria orgânica com aproximadamente 20cm de espessura, formando uma manta de terra preta. Ocorrem também aglomerados de óxido de ferro laterizados, de provável origem hidromórfica. A fauna é representada especialmente por aves - tucanos, japiins, araras, inhambus, etc. -, roedores, morcegos, ofídios, e outros animais de pequeno porte.

Além do objetivo preservacionista, o Parque Ecológico tem grande importância para a cultura e o lazer da população de Porto Velho. Atividades de pesquisa através de organismos acadêmicos, ou de organizações ambientalistas reconhecidas, são desenvolvidas e incentivadas nesse espaço. É administrado pela Secretarai Municipal de Meio Ambiente - SEMA -, órgão de formulação e execução da política ambiental do município. Além das muitas atividades de educação ambiental promovidas em seu interior pela SEMA, recebe um grande número de visitantes, especialmente nos fins de semana, e está aberto para visitação pública de quinta-feira à domingo, de 09:00h às 17:00h.

Por outro lado, as características ambientais encontradas no seu interior prestam-se ao ecoturismo, atividade que se encontra em franca organização e expansão no Estado.

No interior do Parque existem aproximadamente 5km de trilhas abertas, dando acesso a alguns dos mais interessantes locais para contemplação e visita, entre os quais destacam-se: o mirante do Mapinguari, os cedros centenários, a cascatinha, as formações lateríticas, etc.

Um pequeno Jardim Zoológico exibe e cria animais silvestres da fauna regional recuperados de cativeiros particulares e irregulares. Aí já foram obtidos vários êxitos na reprodução de animais, como macacos barrigudo e prego, cobras e anta, uma das principais razões de sua existência.

Adaptado de:

www.ronet.com.br/marrocos/parque/parque.html
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   8°40'50"S   63°52'3"W

Comentários

  • PARQUE NATURAL DE PORTO VELHO, SHOW DE BOLA.
  • O local e muito bonito mas falta investimento pelos governates...
  • O Parque Natural de Porto Velho, é o maior espetáculo da cidade, sendo também levando-se em conta a beleza da cachoeira de Teotônio com sua força e determinação e o poder das aguas em torno de sí. lEMBRANDO QUE, A COCHOEIRA TEM SUA FORÇA , MAS A VERDADEIRA FORÇA VEM DE DEUS, assim, desde o princípio.
  • Muito Bom
  • Atualmente está sendo dado o devido valor, vi recentemente uma matéria onde foram investidos cerca de 86 milhões em equipamentos voltados em sua grande maioria para vigilância e monitoramento, finalmente depois de longos anos de abandono. O que me entristece ao ver matérias e notícias relacionadas ao Parque Natural de Porto Velho é que o verdadeiro idealizador desse projeto fica no anonimato, uma pessoa simples, sem interesse público algum que abriu mão de seu patrimônio para que todos pudessem dispor de um ambiente de lazer. Foi o ambientalista Raimundo Paraguassu de Oliveira, que em 1989 doou ao município toda essa área e juntamente com o então prefeito Chiquilito Erse idealizaram o Parque Natural para Porto Velho. Ele falava em preservação ambiental muito antes deste assunto virar moda e se empenhou pessoalmente para a preservação da área. Em 04 de Outubro de 2012, com 77 anos, enfrentando sérios problemas financeiros e de saúde faleceu no Hospital João Paulo II, sua morte passou totalmente desapercebida. É de extrema indelicadeza do orgão competente nunca citar sequer seu nome, a sociedade portovelhence tem total desconhecimento da história da origem do Parque Natural de Porto Velho. Para quem vivenciou toda a luta de Raimundo Paraguassu de Oliveira fica um sentimento de indignação.
  • Atualmente está sendo dado o devido valor, fico feliz com a notícia, finalmente depois de longos anos de abandono. O que me entristece ao ver matérias e notícias relacionadas ao Parque Natural de Porto Velho é que o verdadeiro idealizador desse projeto fica no anonimato, uma pessoa simples, sem interesse público algum que abriu mão de seu patrimônio para que todos pudessem dispor de um ambiente de lazer. Foi o ambientalista Raimundo Paraguassu de Oliveira, que em 1989 doou ao município toda essa área e juntamente com o então prefeito Chiquilito Erse idealizaram o Parque Natural para Porto Velho. Ele falava em preservação ambiental muito antes deste assunto virar moda e se empenhou pessoalmente para a preservação da área. Em 04 de Outubro de 2012, com 77 anos, enfrentando sérios problemas financeiros e de saúde faleceu no Hospital João Paulo II, sua morte passou totalmente desapercebida. É de extrema indelicadeza do orgão competente nunca citar sequer seu nome, a sociedade portovelhence tem total desconhecimento da história da origem do Parque Natural de Porto Velho. Para quem vivenciou toda a luta de Raimundo Paraguassu de Oliveira fica um sentimento de indignação. Parque Natural Senador Olavo Pires, é sem dúvida um grande nome para Rondônia, mas fica a pergunta, nesse caso específico foi mais importante que o ambientalista citado acima?
  • Mostrar todos os comentários
Este artigo foi modificado pela última vez 16 anos atrás