Museu Zoroastro Artiaga (Goiânia)

Brazil / Goias / Goiania / Goiânia
 museu de história  Adicionar categoria

Tombado pelo IPHAN.

Com arquitetura em art-déco, estilo que marcou as construções de sua época, o Museu Estadual Professor Zoroastro Artiaga foi fundado em 1946 com acervo formado por documentos históricos, utensílios antigos, objetos relacionados aos índios do Brasil Central e peças artísticas. Seu nome presta justa homenagem ao primeiro diretor, professor Zoroastro Artiaga, que permaneceu no cargo até 1957 e posteriormente de 1964 a 1971, sendo responsável pela caracterização da instituição, enquanto museu eclético.
Funcionando em prédio próprio, o museu é freqüentado por um público bastante diferenciado que abrange estudantes, turistas, pesquisadores e a comunidade de um modo geral. Todos nas busca de informações específicas sobre aspectos históricos e culturais do Estado. Na parte térrea do prédio ficam as exposições; administração, reserva técnica, biblioteca e folclore se localizam na parte superior.
Em uma das alas encontram-se expostas coleção de arte sacra, arte popular e objetos relacionados a história da Revolução Industrial, institulada como "Industrializados". Na outra ala, fica, amostra, uma exposição de minerais e rochas característicos de regiões do Estado, uma de artefatos indígenas, além de dioramas.Um com aves nativas do cerrado, outro sobre mineração e um terceiro referente a etnologia.
A seção de folclore estampa a riqueza da cultura do povo goiano. Registra-se a presença de material representativo das várias regiões do estado. O descaroçador de algodão, a roda, o tear remontam o visitante aos antigos mutirões de fiandeiras. Roupas e máscaras lembram as tradicionais cavalhadas de Pirinópolis e Santa Cruz. O departamento de imagem e som com mais de mil discos em 78 rpm completam o acervo do museu num importante resgate da história dos goianos.

Endereço: Praça Cívica, 13, Centro
Telefone: +55 62 223 1763
Visita: De Terça a Sexta-feira - Das 9 às 17 horas; Sábados, Domingos e Feriados - Das 9 às 16 horas
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   16°40'47"S   49°15'18"W
Este artigo foi modificado pela última vez 9 anos atrás