Foz do Rio Cutato

Angola / Malanje /
 Carregar uma foto

Foz do rio Cutato tributário do Kwanza

O Rio Kwanza é o maior rio exclusivamente angolano.
O rio Kwanza nasce em Mumbué, município do Chitembo, Bié, no Planalto Central de Angola. O seu curso de 960 km desenha uma grande curva para Norte e para Oeste, antes de desaguar no Oceano Atlântico, na Barra do Kwanza, a sul de Luanda.

O ponto mais alto da bacia do Cuanza é o Monte Chimbango, popularmente conhecido por “Morro do Chinguar”.

O Monte Chimbango é um “inselberg” (monte ilha) que sobrou de uma intensa erosão geológica ao longo de milhões de anos. Com a altitude de 1 929,74 m é a culminância de duas bacias hidrográficas: o Cuanza e o Cubango. É, também o ponto mais alto na parte oriental de Angola, à direita do meridiano 16ºE Gr. ou seja aproximadamente o meridiano do Huambo. Em uma área de cerca de 850 000 km2 Chimbango é o ponto culminante.
O Morro Chimbango ou Morro do Chinguar. É o ponto mais alto da bacia do Cuanza, com a altitude de 1 929,74 m.

A vertente Noroeste alimenta o rio Cuanza através do rio Alondo e depois o Cutato das Mongoias. As vertentes Nordeste e Sul alimentam o segundo grande rio de Angola, o lendário Cubango que, ao fim de mais de 1 000 km, dá origem a um dos maiores santuários da natureza: o delta do Okavango já em território do Botswana. O rio Cubango é endorreico ou seja as suas águas não vão para o mar, o rio desagua em uma imensa planície( Delta do Okavango).
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   10°34'23"S   16°36'16"E
Este artigo foi modificado pela última vez 11 anos atrás