Bengo Bula Atumba (Sede Município/Comuna) (Bula Atumba)

Angola / Kwanza Norte / Ndalatando /
 comuna - divisão administrativa, desenhar apenas borda
 Carregar uma foto

Capital de Município Bula Atumba
Área (km2)
Comunas Bula Atumba, Quiage

Bula Atumba é um município da província do Bengo, em Angola. A sede do município é a vila de Bula.
Tem 3 604 km² e cerca de 57 mil habitantes. É limitado a Norte pelo municípios de Quitexe, a Este pelo município de Banga, a Sul pelo município de Gonguembo e a Oeste pelos municípios do Pango Aluquém e Dembos.

Como visitar o Bula Atumba
A estrada está asfaltada até Bula Atumba, O aeródromo asfaltado.
"Em África mandam as regras de segurança que os viajantes devem utilizar pelo menos 3 viaturas, levar combustível suplementar, 2 pneus de socorro, cabo de reboque, caixa de ferramenta, alimentos para alguns dias e não esquecer água potável".
Quem estiver em Luanda deverá optar pela estrada do Cacuaco que é o itinerário mais curto, mas também pode ir por Catete.
Detalhes do percurso
Luanda, Cacuaco, Caxito, Úcua, Piri, Quibaxe, Paredes e Bula Atumba
O percurso pelo Cacuaco tem cerca de 250 kms, passa pela linda região pantanosa do Panguila, Porto Quipiri onde existe um mercado de produtos regionais, Fazenda Tentativa as instalações da antiga CAA Companhia Açucareira de Angola, Caxito e Sassa.
No Sassa um pequeno desvio no cruzamento para Quicabo para uma visita á Barragem das Mabubas, Após a visita á Barragem, a próxima paragem é no Municipio do Úcua onde se pode optar pelo percurso que passa por Pango Aluquém ou seguir pelo Piri
O percurso até ao Piri, quase todo em montanha,
A paisagem com vegetação luxuriante, a Pedra Verde, o morro do Kesso . As plantações de café tinham início no Úcua e eram uma presença constante até ao Bula.
Após a descida do Kesso, chegamos ao Piri, pequena Vila que se confundia com as Fazendas de café que a circundavam.
O Piri os grandes terreiros de café a secar, aqui em direcção ao desvio das Bombas de combustível , onde à esquerda se pode ir para o Quitexe e Uíge e à direita para Quibaxe e Bula Atumba.
Chegados à entrada de Quibaxe, o cemitério, devemos virar à direita em direcção à Missão Católica dos Dembos.
Quibaxe
Em Quibaxe visitar o Forte de Quibaxe, apreciar a bela arquitectura de algumas casas tipicamente coloniais.
No percurso para o Bula ainda temos de passar pela Fazenda Buçaco, pelo desvio para o Pango Aluquém (no Úcua quem virou à direita e veio pelo Pango vem sair a este cruzamento), por Paredes ou Kimbinga e pela Fazenda Monserrate.

Província Bengo
Capital Caxito
Área (km2) 31.371
População 175 834 (Projecção da População 2009-2015)
Municípios Ambriz, Bula Atumba, Dande, Dembos, Nambuangongo, Pango Aluquém.