Relógio (ou mirante) do Jaguaré (São Paulo)

Brazil / Sao Paulo / Osasco / São Paulo / Rua Salatiel de Campos
 praça, relógio público de rua

O Relógio do Jaguaré (ou Mirante do Jaguaré) foi construido por determinação de Henrique Dumont Villares (loteador do bairro do Jaguaré e parente de Santos Dumont) por pensar que o Rio Pinheiros fosse navegável.

Por décadas, foi referência para horário dos moradores, pois o toque de sino marcava as horas. Abandonado há anos, mesmo deteriorado e com o sino e equipamentos furtados, o Relógio continuou sendo marco de localização para os moradores.

Atualmente, após ampla reforma, o Relógio é aberto à visitação pública, de onde pode-se ter uma bela visão do bairro e outros locais, desde que o tempo esteja aberto. Maiores informações, com a Sociedade Amigos do Jaguaré (SAJA).

====================
Alguns Dados Históricos e Geográficos:


O "Mirante do Jaguaré, ou o "Relógio do Jaguaré", erroneamente lembrado como o "Farol do Jaguaré" (por conta de sua arquitetura), está intimamente ligado à história do bairro fundado em 1935 por Henrique Dumont Villares, sobrinho de Santos Dumont. O Jaguaré foi uma das poucas áreas da cidade que contou com planejamento urbanístico - dividido em áreas residenciais, comerciais e industriais, foram construídas 42 praças e também casas para os funcionários da S.A. Imobiliária Jaguaré. A torre do relógio foi erguida como um símbolo para o bairro, situada no ponto mais alto, com vista panorâmica para vários pontos de São Paulo.


A deterioração do relógio também está ligada à decadência do bairro, a partir da década de 1980, com a saída e o fechamento de inúmeras fábricas. Esta situação está pouco a pouco se revertendo graças aos novos acessos a algumas das principais rodovias do Estado.


Com 28m de altura, o "Farol do Jaguaré" foi construído em 1943, após uma visita do arquiteto Henrique Dumont Villares à Holanda, que se encantou com um semelhante. Em 2004, foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico. Abandonado pelo poder público, acabou se deteriorando. A SAJA (Sociedade Amigos do Jaguaré) realizou as reformas necessárias, pintando a torre do relógio e remodelando o jardim da praça, e agora aguarda que a prefeitura a conclua.

Fonte: www.sp360.com.br/passeios/pass_outros_farol-do-jaguare.... (acessado em 10/01/2009)
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   23°32'34"S   46°44'39"W

Comentários

  • Fotos do Relógio (Mirante) do Jaguaré no Flickr: http://flickr.com/search/?q=relogio+jaguare&m=text (copie e cole em seu navegador)
  • que legal saber algo sobre "o farol" que na verdade é um relógio, morei muito tempo em Osasco e tive o prazer de passar por este símbolo dos tempos áureos desta cidade sofrida.
Este artigo foi modificado pela última vez 11 anos atrás