Universidade de São Paulo (USP) - Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira (São Paulo)

Brazil / Sao Paulo / Osasco / São Paulo / Avenida Professor Almeida Prado, 1280
 universidade/faculdade, campus

A Universidade de São Paulo (USP) é considerada uma das mais importantes instituições brasileiras de ensino superior, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária em todas as áreas do conhecimento. A USP está posicionada entre as maiores universidades do Brasil: é a terceira maior universidade brasileira em número de alunos, sendo a maior universidade pública do país e a terceira maior da América Latina. É uma instituição pública caracterizada como autarquia, sendo mantida pelo governo do estado de São Paulo.

Suas unidades de ensino estão distribuídas em sete campi universitários: um na cidade de São Paulo (dividido em vários outros campi menores), capital do Estado, e outros nas cidades de Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Lorena e em São Carlos.

O lema da USP é Scientia Vinces (Vencerás pela ciência).

Além de ser, entre as universidades públicas, aquela com o maior número de vagas de graduação e de pós-graduação no Brasil, a USP é tradicionalmente considerada por setores diversos da sociedade a melhor universidade brasileira, sendo responsável também pela formação do maior número de mestres e doutores, bem como responsável por quase 30% da produção científica do país. Em conseqüência disto, muitas universidades brasileiras possuem em seus quadros docentes formados pela USP, de forma que ela seja considerada uma centralidade para o pensamento intelectual brasileiro. Essa superioridade da USP no mundo acadêmico brasileiro é demonstrada em diversas pesquisas feitas pelos mais diversos institutos, sendo reconhecida como a melhor universidade da America Latina e uma das 150 melhores do mundo de acordo com a edição de 2006 do Academic Ranking of World Universities, e tendo sido classificada pelo The Times Higher Education Supplement como a 196ª melhor instituição de educação superior do mundo em 2005.

Atualmente a USP é formada por 36 unidades de pesquisa e ensino, 24 das quais se localizam em São Paulo, cidade que abriga também a reitoria, um centro de práticas esportivas (CEPEUSP, o maior da América Latina), 4 museus, 2 hospitais (HU e HRACF), o Centro Universitário "Maria Antônia" e diversos órgãos especializados da universidade. Além disso, se vinculam ou a ela se subordinam, para fins de ensino, pesquisa e extensão, diversos outros órgãos públicos do estado. Recentemente, a USP expandiu-se para um novo local em São Paulo, o que ficou conhecido como USP Leste (a Cidade Universitária localiza-se na Zona Oeste do município), que iniciou suas atividades de graduação e extensão em 2005.

Em 2004 a USP possuía 75.962 estudantes: 44.696 alunos de graduação, 24.312 de pós-graduação (divididos em 12.284 alunos de mestrado e 12.028 de doutorado) e 6 954 na categoria de alunos especiais (cursando apenas uma ou mais disciplinas e não todo o curso). Cerca de 54% dos alunos são do sexo masculino e 46% do feminino. Estavam concluindo seus cursos 11.045 alunos. Serviam à universidade 14.905 funcionários e 4.953 professores (dos quais 3.873 dedicam-se à docência e à pesquisa em tempo integral e 4.717 são doutores).

--------------------------------------------------------------------------------------
Cidade Universitária
Inaugurada em 1968, na zona Oeste de São Paulo (SP), a Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira abriga a estrutura administrativa central da USP, além de várias unidades de ensino, o Conjunto Residencial, o Centro de Práticas Esportivas e o Hospital Universitário. Também sedia diversas instituições, boa parte com vínculos acadêmicos com a USP.

Contatos:
Avenida Professor Almeida Prado, 1280 - Butantã
CEP: 05508-900 São Paulo - SP
Telefone: +55 (11) 3091-4700
Página oficial: www4.usp.br
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   23°33'40"S   46°43'41"W

Comentários

Este artigo foi modificado pela última vez 3 anos atrás