Clube Costa Brava (Rio de Janeiro)

Brazil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / Rua Sargento José da Silva, 3621

O Costa Brava Clube é uma obra da natureza. Assim, os irmãos Ricardo e Renato Menescal definem um de seus mais audaciosos projetos. Construído a partir da idéia de ser um navio no meio do mar, o clube não é um marco somente na arquitetura, mas também na vida social desta maravilhosa cidade.




Em 27 de setembro de 1962, reunindo um grupo de cem amigos, os irmãos Menescal fundam o Costa Brava Clube - um refúgio de paz e tranqüilidade na, até então desabitada, região da Joatinga.

A piscina salgada, inaugurada no verão de 64, é um ícone do clube. Reduto de uma extraordinária geração de músicos e artistas, esta jóia esculpida nas pedras da Joatinga, torna-se também uma atração turística. Bossa Nova, a galera do Arpoador e os primeiros biquinis da época dão o charme, iluminando ainda mais este cantinho à contemplação da boa vida.

No ano seguinte, inaugura-se mais uma linha no horizonte da cidade. Uma ousada ponte, com 96 metros de comprimento, alcança a Ponta do Marisco, nome oficial da Península onde está localizada a sede do clube.

Com o "Reveillon do Bucanero", em 66, é inaugurada a boite, que passa a ser ponto obrigatório da noite dos cariocas.

Em 68, com a construção das quadras poliesportivas, o Costa Brava torna-se também um clube esportivo. Na preparação da Copa de 70, o saudoso técnico João Saldanha chegou a levar a seleção de Pelé e Cia. para treinar naquelas quadras. Neste ano é também finalizada a obra da sauna da piscina salgada.

Os anos 70 começam a todo vapor no clube: abre-se o Salão Panorâmico e a piscina de água doce do terraço. Decorada por uma escultura do artista plástico uruguaio, Ion Murezano, este oásis de água doce cercado de mar por todos os lados é um convite à beleza do Rio.

Ao longo desta década ainda foram inauguradas uma nova área de esportes e as termas. Um campo de futebol society, uma quadra de vôlei e duas de tênis são algumas das atrações que compõem esta área. Lançando um novo conceito de sauna, as termas do Costa Brava são um clube dentro do Clube. Equipada com sauna seca, à vapor, piscina térmica, hidromassagem, ducha escocesa, sala de repouso, sala de ginástica, cabeleireiro, bar e um deck com vista para o mar, tornando-se o ponto ideal para o relaxamento dos seus freqüentadores.

Em 1981 é criado o playground, um espaço voltado para a criançada. Equipado com piscina, pista de patins, amarelinha, labirinto e outras coisinhas mais, o parquinho é também um motivo de tranqüilidade para os pais.

Em 82 fica pronto o Salão Nobre, abrigando sempre os principais eventos sociais do clube. Cinco anos depois são inaugurados o auditório com vídeo e telão e o salão de sinuca, um túnel sob a piscina doce.

Em comemoração ao seu Jubileu de Prata, no ano de 1987, é realizado um evento com a apresentação de músicos como Roberto Menescal, Nara Leão e Carlinhos Lira. Uma inesquecível festa, à altura do Costa Brava.

No começo dos anos 90 com a nomeação de Alberto Marcos Del Castillo, para a presidência do Clube, se iniciam diversas obras de decoração e melhorias. São reformadas as termas e toda área da piscina salgada. É colocada grama sintética no campo de futebol society, e ainda é criado um confortável complexo para a prática de Tênis.

Assim ano a ano continua arquitetando-se o mais charmoso clube do Rio de Janeiro...

O Costa Brava foi tombado por decreto do prefeito Eduardo Paes em 20 de fevereiro de 2014, que preserva a fachada, escadas, relevos, pisos, painéis e todos os equipamentos de lazer, incluindo as piscinas internas e externas.
Nearby cities:
Coordinates:   23°0'54"S   43°17'12"W

Comments

  • Sem dúvida, um ponto de visitação imperdível na cidade maravilhosa!
  • O melhor do clube é a sua piscina salgada e o espaço da sauna onde ha uma piscina bem quente e outra bem fria.
This article was last modified 9 years ago