Ilhas Martim Vaz

Brazil / Bahia / Caravelas /
 arquipélago, desenhar apenas borda

É um conjunto de ilhas formado pela ilha principal (Martim Vaz, com 175 metros), duas ilhotas íngremes e inacessíveis (a Ilha do Norte, com 65 metros, e a Ilha do Sul, com 122) e vários rochedos menores, como o Rochedo Agulha, espelhados a 48 km a leste de Trindade, perfazendo uma área total de 0,3 km² (300 hectares).

A vegetação é predominantemente rasteira, com a presença de raros arbustos no topo, que são impiedosamente açoitados pelo vento. A fauna é formada apenas por caranguejos, aranhas endêmicas e centenas de aves migratórias.

Como lajes e alto-fundos cercam as ilhas, revelando um campo minado nem sempre emerso, desconhecidos e pouco registrados nas cartas náuticas, a área é naufrágio a vista para embarcações desavisadas de qualquer porte. A única maneira menos arriscada de desembarque é de helicóptero, por ser literalmente vertical e plana em cima, como um chapadão (surgem abruptamente do mar).

As ilhas ficam localizadas a 1.124 Km da Ponta da Baleia, no sul da Bahia próximo a Caravelas (ponto mais próximo no continente), sendo portanto um dos locais mais remotos e isolados do território brasileiro.

História de Martim Vaz
Descoberta em 1512 por João da Nova, foram visitadas em 1514 por Juan de la Cosa, que denominou a ilha principal de Santa Maria Esmeralda. Em 1768, o francês La Pérouse tentou subir as rochas, mas dois de seus marinheiros acabaram morrendo na tentativa. Em homenagem aos mortos, denominou as ilhas do grupo como Martim Vaz. Em 1951, a Marinha do Brasil quis tomar formalmente posse das ilhas, e uma guarnição militar tentou hastear a bandeira na ilha principal, contudo a embarcação naufragou ao bater de frente com um rochedo e 12 marinheiros perderam suas vidas.

Em 1960 uma expedição científica inglesa com o navio HMS Owen achou uma enseada segura e conseguiu explorar a ilha maior. A primeira e até hoje única aterrissagem na Ilhota do Sul foi feita em 1962 por uma equipe militar a bordo de um helicóptero.

O pesquisador Everisto Pena Scorza encontrou nas ilhas algumas provas de um mineral extremamente raro, a hauynita, apenas encontrado em tempos antigos na China e na Eslováquia.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   20°28'58"S   28°51'6"W
Este artigo foi modificado pela última vez 8 anos atrás