Antiga Casa de Oração dos Jesuítas (Salvador)

Brazil / Bahia / Salvador / Rua Carlos Gomes, 57
 museu, local histórico
 Carregar uma foto

A antiga Casa de Orações dos Jesuítas, que abriga o Conjunto Cultural da Caixa em Salvador, foi tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 18 de julho de 1938, restaurada pela Caixa Econômica Federal a partir de 1997 e entregue à comunidade em 22 de outubro de 1999.

Trabalharam na Casa o cineasta Glauber Rocha, o cantor Caetano Veloso e a arquiteta Lina Bo Bardi, idealizadora do Museu de Arte Moderna da Bahia. Foi também no espaço do atual Conjunto Cultural da Caixa em Salvador que, na década de 50, foi gerado um dos primeiros programas de televisão para testar a sua introdução na Bahia.

O edifício, entretanto, está ligado à cultura da cidade desde 1757, quando os jesuítas passaram a aplicar ali os "Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola" — atividade eminentemente cultural em uma sociedade onde se confundiam os poderes eclesiástico e secular.

A Casa foi doada aos padres da Companhia de Jesus por um anônimo, juntamente com algumas outras casas, situadas no que era então a rua do Baixo Portão de São Bento. Os jesuítas desocupariam o imóvel — e a colônia — apenas três anos depois, quando foram expulsos do Brasil por determinação de D. José I, Rei de Portugal. Ficou a denominação.

O atual número 57 da rua Carlos Gomes, próximo à praça Castro Alves, ao Mosteiro de São Bento e ao Museu de Arte Sacra, abrigaria depois, entre 1945 e 1978, o jornal "Diário de Noticias", publicado pelos Diários Associados, e a Rádio Sociedade da Bahia.

Nesse meio tempo, o imóvel também serviu de residência para algumas ricas famílias baianas, como a do Comendador Manoel Gomes da Costa, que o adquiriu da família Freire de Carvalho em 1884. A casa ficou conhecida então como Solar Gomes da Costa, e chegou a funcionar até como pensão familiar.

A Santa Casa de Misericórdia adquire o espaço em 1941 para instalar um asilo para as "viúvas idosas e envergonhadas", sem imaginar que, já em 1944, passaria a funcionar ali um centro de jogo. A Casa passaria então a ser conhecida como "Palácio do Jogo do Bicho". A própria Santa Casa de Misericórdia entregaria o prédio, em 1983, à Caixa Econômica Federal, para pagamento de dívidas — cinco anos depois dos Diários Associados terem desocupado o imóvel.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   12°58'46"S   38°30'55"W

Comentários

  • Na verdade, hoje, no local fica situado do Centro Cultural da Caixa Econômica.
  • Quero saber dados do Com.Manoel Jose Freire de Carvaho meu trisavô . Email soniaabbehusen @ hotmail . com.
Este artigo foi modificado pela última vez 14 anos atrás