Baía de Todos os Santos

Brazil / Bahia / Itaparica /

A baía de Todos os Santos é a maior baía brasileira e está localizada no estado da Bahia. É dela que se origina o nome da capitania e futuros província e estado baiano. A unidade federativa, entretanto, manteve a grafia arcaica.

Sua extensão é de 1.052 km², e profundidade de até 42 metros, com visibilidade de mergulho entre 10 e 20 metros.

HISTÓRIA

Foi nominada em 1501, quando uma expedição portuguesa foi enviada para reconhecer as novas terras descobertas um ano antes por Pedro Álvares Cabral. Era o dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, de acordo com a religião católica.

Comandada por Gaspar de Lemos, acompanhado por Américo Vespúcio, cartógrafo e escritor que daria nome a todo o continente americano, passou a nomear todos os acidentes geográficos de acordo com os santos dos dias onde os mesmos eram identificados - cabendo à baía, local mais tarde escolhido para ser fundada a cidade que seria a sede da primeira capital brasileira - Salvador.

ILHAS

Nela estão localizadas cinquenta e seis ilhas, dentre as quais a maior e mais importante é a de Itaparica. Outras ilhas importantes da baía são: ilha dos Frades, ilha de Maré, ilha de Bom Jesus e a estação ecológica da Ilha do Medo.

Outras ilhas importantes, que compõem roteiros turísticos, são Madre de Deus, Bom Jesus dos Passos, Matarandiba, Saraíba, Mutá, Olho Amarelo, Caraíbas, Malacaia, Porcos, Carapitubas, Canas, Ponta Grossa, Fontes, Pati, Santos, Coqueiros, Itapipuca, Grande, Pequena, Madeira, Chegado, Topete, Guarapira, Monte Cristo, Coroa Branca e Uruabo.

ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

A baía foi considerada alvo de medida de preservação, através do Decreto Estadual 7.595 (de 5 de junho de 1999), como Área de Proteção Ambiental - APA Baía de Todos os Santos. Nela estão incluídas as águas da baía e suas ilhas. Abrange os municípios de Cachoeira, Candeias, Itaparica, Jaguaripe, Madre de Deus, Maragogipe, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Saubara, Simões Filho e Vera Cruz.

Fonte: Wikipedia
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   12°49'6"S   38°38'10"W

Comentários

  • eu moro em periperi(salvador)e ja fui em vera cuz(itaparica)
  • o solvador e lindo
Este artigo foi modificado pela última vez 12 anos atrás