Setor de Diversões Sul - CONIC

Brazil / Distrito Federal / Brasilia / SDS, CONIC
 área comercial  Adicionar categoria

Localizado no Setor de Diversões Sul em Brasília, Distrito Federal.

A sigla CONIC veio do nome da construtora que ergueu os primeiros prédios do bloco, ainda na década de 1960.

Lúcio Costa, no Relatório do Plano Piloto propõe que a área no cruzamento dos dois eixos principais da cidade seja “o centro de diversões da cidade (mistura em termos adequados de Piccadilly Circus, Times Square e Champs Elysées). (...) As várias casas de espetáculo estarão ligadas entre si por travessas no gênero tradicional da rua do Ouvidor, das vielas venezianas ou de galerias cobertas (árcades) e articuladas a pequenos pátios com bares e cafés, e ‘loggias’ na parte dos fundos com vista para o parque, tudo no propósito de propiciar ambiente adequado ao convívio e à expansão”. Tal concepção de espaços abertos foi atingida parcialmente apenas no SDS (CONIC), onde se verifica uma rede de vielas e pequenas praças.

Na época de sua inauguração, em 1967, o Conic era frequentado principalmente por funcionários de embaixadas ainda em construção. Por isso, o local virou centro de restaurantes e lojas sofisticadas. Com os anos, as embaixadas ficaram prontas e essas pessoas foram abandonando o lugar. Desde então, bares e outros comércios populares passaram a ocupar o local.

O Conic, então, virou moradia de usuários de drogas, prostitutas e violência. Mesmo assim, alguns comerciantes não desistiram do local. Apesar dos tempos difíceis, o Conic não perdeu seu espaço na cidade, foi se reestruturando e aos poucos reconquistando o público.

O local conta, hoje, com 2 mil centros comerciais entre igrejas, boates, sala de teatro, cinema, bares, sindicatos e lojas das mais variadas e cerca de 400 mil pessoas circulam pela área diariamente.

CEP: 72.300-000
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   15°47'44"S   47°53'4"W

Comentários

  • Rendez vouz area
  • Melhor shoping alternativo de Brasília
  • e muito ruim. só passe se realmente precisar.
  • Muito bom! Bem alternativo. Em alguns buracos, chega a ser bem "underground". Em meio a tanta gentinha metida e a "playboyzada" de Bsb, é possível encontrar no CONIC pessoas diferentes e com quem podemos aprender melhor sobre a história oculta da capital do País com os antigos comerciantes do local. Vale muito a pena conhecer cada "buraco" e esquina desse centro comercial candango. Recomendo demais. ;)
  • Lugares para pessoas de bem jamais visitarem. Trata-se de uma espécie de Praça 7 de BH. Lá é possível encontrar facilmente tudo que é proibido: qualquer tipo de entorpecente (pó, bala, doce, pedra, etc.), joias e celulares de última geração roubados ou fruto de descaminho, abortivos (Citotec, Citote.C, dentre outros), aves e animais exóticos, armas de fogo de qualquer calibre, prostituição infantil, encontros de casais e swing, seringas contaminadas e ácido líquido para vingança... Enfim, é um submundo, quase surreal.
Este artigo foi modificado pela última vez 9 anos atrás