Hemocentro

Brazil / Sao Paulo / Ribeirao Preto /
 clínica médica, banco de sangue

Centro Regional de Hemoterapia de Ribeirão Preto - Hemocentro de Ribeirão Preto FMRP-USP.
O Hemocentro de Ribeirão Preto foi criado em 1990, como parte da ação do Governo do Estado de São Paulo, face a grave situação em que se encontrava o país e o estado em relação à questão do sangue. O Hemocentro de Ribeirão Preto, Departamento do HCFMRP-USP constitui um "Centro de referência" na coleta, processamento e distribuição de sangue para uma região de abrangência, composta de 187 municípios de aproximadamente 4 milhões de habitantes.

Integra uma rede composta por quatro núcleos de Hemoterapia (Araçatuba, Fernandópolis, Franca e Presidente Prudente); quatro unidades de Hemoterapia (Batatais, Bebedouro, Olímpia e Serrana), um Posto de Coleta em Ribeirão Preto, além de várias Agências Transfusionais.

Paralelamente à sua atividade assistencial, o Hemocentro de Ribeirão Preto, através do CTC - Centro de Terapia Celular, realiza um intenso trabalho de pesquisa.

Contando com laboratórios de Biologia Molecular e Celular, Análise de Genoma, Citometria de Fluxo, Bio-lnformática, Criobiologia e HLA, os pesquisadores do Hemocentro desenvolvem pesquisas relativas às propriedades das células e suas modificações, como o seqüenciamento de DNA e estudos do Genoma, visando à criação de instrumentos de diagnóstico e tratamento no campo da terapia celular.

Selecionado como um dos 10 centros de excelência dentre 112 projetos de instituições de pesquisa do Estado, o CTC faz parte hoje do programa de Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão - CEPID, lançado pela FAPESP para apoiar instituições que realizam pesquisas multidisciplinares na fronteira do conhecimento.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   21°9'43"S   47°50'53"W

Comentários

  • Paralelamente à sua atividade assistencial, o Hemocentro de Ribeirão Preto, através do CTC - Centro de Terapia Celular, realiza um intenso trabalho de pesquisa. Contando com laboratórios de Biologia Molecular e Celular, Análise de Genoma, Citometria de Fluxo, Bio-lnformática, Criobiologia e HLA, os pesquisadores do Hemocentro desenvolvem pesquisas relativas às propriedades das células e suas modificações, como o seqüenciamento de DNA e estudos do Genoma, visando à criação de instrumentos de diagnóstico e tratamento no campo da terapia celular. Selecionado como um dos 10 centros de excelência dentre 112 projetos de instituições de pesquisa do Estado, o CTC faz parte hoje do programa de Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão - CEPID, lançado pela FAPESP para apoiar instituições que realizam pesquisas multidisciplinares na fronteira do conhecimento.
Este artigo foi modificado pela última vez 8 anos atrás