Complexo Cultural da República João Herculino

Brazil / Distrito Federal / Brasilia / SCTS, Lote 2
 espaço cultural, Oscar Niemeyer (arquiteto)

Localizado em Brasília, Distrito Federal.
Bairro: Zona Cívico-Administrativa.
Setor: SCTS.

O Complexo Cultural da República idealizado por Lucio Costa começou a receber propostas de edifícios da parte de Niemeyer na década de 1970. Para o lado norte projetou o Museu da Terra, do Mar e do Cosmo e anos seguintes, em 1986, projetou o Museu de Brasília e o Ministério da Cultura para o lado sul da cidade. Os esforços de realização para preencher os vazios que ladeiam a Esplanada dos Ministérios seguiram durante anos. Na década de 1990 a proposta sofre intervenções programáticas, Niemeyer então desenvolveu novo projeto assim distribuído: no lado sul, biblioteca, museu, auditório e restaurante; no lado norte sede Ministerial, Edifício Sede para o Arquivo Nacional e restaurante.

Em 1999 é somada ao Complexo Cultural uma galeria subterrânea para estacionamento e uma nova proposta para o lado norte, um centro musical, espaço para cinemas e uma esfera para abrigar projeções 180°e Planetário.
Em 2004 o projeto para o lado sul, que passou a receber o nome de Complexo Cultural da República João Herculino, ganha contornos definitivos com a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola, o Museu Nacional Honestino Guimarães e um pequeno restaurante, que dividem uma ampla praça, pontuada por espelhos d’água.

Após sucessivas transformações, foi adotado para o projeto do Museu um grande domo cuja base possui em torno de 90 metros de diâmetro e o ponto mais alto se situa a 28 metros do solo. A rés-do-chão se acessam o foyer dividido entre dois auditórios (700 e 80 lugares), acima destes a exposição dividida em dois níveis conectados por rampas, desde o nível da rua, chagando-se ao primeiro e em seguida em direção ao mezanino preso ao enorme domo por meio de tirantes. O edifício da Biblioteca é caracterizado por uma barra horizontal sobre pilotis, esta dividida em uma porção inferior de arcadas em concreto e outra vedada com retícula metálica.

O espaço possui 91,8 mil metros quadrados.

CEP: 70.070-150
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   15°47'49"S   47°52'44"W

Comentários

  • cimentão horrível criado pela mente doentia do niemayer. nenhuma árvore à vista, quente, seco, o horror, o horror
  • Poderia ter sido feito como Oscar Niemeyer planejou: haver jardins e árvores. É insuportável andar por esse lugar cheio de concreto nas horas quentes do dia.
Este artigo foi modificado pela última vez 8 anos atrás