Palácio Itamaraty (Palácio dos Arcos)

Brazil / Distrito Federal / Brasilia / Esplanada dos Ministérios, Bloco H
 palácio, edifício administrativo, Oscar Niemeyer (arquiteto)

Localizado em Brasília, Distrito Federal
Bairro: Zona Cívico-Administrativa
Setor: EMI

O Palácio Itamaraty, também conhecido como Palácio dos Arcos, é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com cálculo estrutural do engenheiro Joaquim Cardoso e o projeto executivo desenvolvido pelo arquiteto Milton Ramos, o palácio foi inaugurado oficialmente em 20 de abril de 1970 pelo presidente Emílio Médici.

"Palácio dos Arcos" foi o primeiro nome dado ao edifício, devido aos arcos da fachada. No entanto, a tradição do nome "Itamaraty", oriunda do nome da antiga sede do ministério no Rio de Janeiro, foi mais forte e o palácio seguiu chamando-se Palácio Itamaraty, apenas com a exclusão do "do" de "Palácio do Itamaraty". Em seu interior, há painéis de artistas como Athos Bulcão, Rubem Valentim, Sérgio Camargo, Maria Martins e afresco de Alfredo Volpi. O paisagismo interno e externo é de Roberto Burle Marx. Em frente ao palácio, sobre o espelho d'água, encontra-se a escultura "Meteoro", desenhada por Bruno Giorgi.
A pedra fundamental do palácio foi lançada em 12 de setembro de 1960, no entanto, devido às dificuldades técnicas para atender às inovações do projeto, este só foi efetivamente concluído e inaugurado, no Dia do Diplomata, em 20 de abril de 1970 pelo presidente Emílio Garrastazu Médici e pelo Ministro das Relações Exteriores, embaixador Mário Gibson Barbosa.
O palácio já recebeu visitas ilustres de personalidades como Pelé, na sua inauguração, em 1970 e de chefes de estado como a Rainha Elizabeth do Reino Unido, quando o edifício ainda estava em obras, em 1968, dos presidentes americanos Ronald Reagan, em 1982 e de Barack Obama, em 2011.

No protesto de 20 de junho de 2013, ocorrido em Brasília, em que se reivindicavam diversas mudanças ao Governo Federal, vidraças do prédio foram apedrejadas, algumas paredes pichadas e parte da fachada incendiada por um coquetel molotov jogado por manifestantes.

Esplanada dos Ministérios Bloco H
CEP: 70.050-000
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   15°48'2"S   47°52'2"W
Este artigo foi modificado pela última vez 7 anos atrás